A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os incêndios em favelas de São Paulo aprovou nesta quinta-feira a convocação do coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Jair Paca de Lima, para o dia 24 de maio. A ideia é que, em sua vinda à Câmara, ele traga um histórico das ocorrências registradas nos últimos cinco anos na cidade.
De acordo com o presidente da CPI, vereador Ricardo Teixeira (PV), será a partir do documento apresentado pela Defesa Civil que a comissão definirá sua linha de trabalho. “Dependendo até daquilo que ele sugerir, a CPI poderá decidir que caminho vai tomar, porque pretendemos trabalhar com o Executivo para saber o que está acontecendo na cidade”, disse.
Teixeira também informou que pretende convocar os coordenadores de subprefeituras onde foram registrados os incêndios dos últimos cinco anos. “Isso também ajudará a definir os passos que vamos tomar, se vamos solicitar boletins de ocorrência e chamar delegados, bombeiros e representantes da Secretaria de Habitação”, explicou.
Além de Ricardo Teixeira, integram a CPI os vereadores Ushitaro Kamia (PSD), Toninho Paiva (PR), Anibal de Freitas (PSDB), Edir Sales (PSD) e Souza Santos (PSD). Instalado em abril, o colegiado tem a finalidade de apurar as causas e responsabilidades pela recorrência de incêndios em favelas de São Paulo e cobrar as providências que o Poder Público vem adotando para prevenir novos casos.
(10/5/2012 – 13h50)