Uma Sessão Solene, nesta quarta-feira (6/12), concedeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo ao CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo). Na mesma solenidade, foi entregue o Título de Cidadão Paulistano a Vinicius Marchese Marinelli, atual presidente do conselho. As homenagens foram propostas pela vereadora Janaína Lima (MDB) e a cerimônia para entrega das honrarias ocorreu na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista.
A Salva de Prata é oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, como forma de destacar os serviços prestados à cidade e foi concedida ao CREA-SP em reconhecimento aos 89 anos de um dos maiores conselhos de fiscalização de exercício profissional da América Latina, que atua junto a profissionais nas várias modalidades da engenharia, agronomia e geociências, além das atividades dos tecnólogos.
“O CREA-SP vive um momento muito especial, acabou de eleger a sua primeira mulher para estar à frente da condução da instituição. Isso mostra o quanto a categoria dos engenheiros tem crescido, abraçado e evoluído, ao longo do tempo, não só a pauta da diversidade, mas da competência”, explicou a autora da homenagem. “Então, esse reconhecimento nada mais é de um muito obrigada não só meu, como da Câmara Municipal de São Paulo e de todos os cidadãos”, completou Janaína.
Da mesma forma, a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao atual presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese Marinelli, congratulou sua trajetória profissional. Natural de Mogi Mirim (SP), Marinelli é graduado em engenharia de telecomunicações, tem pós-graduação em redes e sistemas e em empreendedorismo e inovação tecnológica nas engenharias e especialização em gestão de negócios. Além da presidência do conselho, ele teve passagens por empresas de renome do setor privado.
“Ele colocou a engenharia na tecnologia, na inovação, pautou novos desafios, mostrou que a engenharia podia ir muito mais além do que estava enxergando a partir de uma perspectiva tradicional. Ele trouxe um olhar além e, por isso, por todo o seu carinho, por todo esse amor também a São Paulo, São Paulo hoje o acolhe como filho, o tornando cidadão dessa cidade maravilhosa”, justificou Janaína.
O homenageado agradeceu tanto a Salva de Prata quanto a entrega do Título. “É uma honra receber um título tão importante como esse. Queria agradecer a Câmara, agradecer a vereadora Janaína por proporcionar isso para a engenharia em si. Acho que o grande reconhecimento é que nós sempre estamos buscando proporcionar, discutir soluções para a cidade, para que as cidades funcionem melhor para os cidadãos. Então, a vereadora Janaína se aproximou, utiliza muito do conselho do CREA-SP, dos profissionais para buscar soluções para cidade e isso é um reconhecimento a todas as pessoas que gostam muito de São Paulo, que querem que São Paulo funcione cada vez melhor”, destacou Marinelli.
Presidente eleita do CREA-SP, Lígia Marta Mackey comemorou a honraria. “Isso faz parte da história do conselho. Todo trabalho que estamos desenvolvendo, que o presidente Vinícius desenvolveu nesses sete anos de gestão à frente do conselho, eu acho que esse prêmio vem coroar, porque foi um trabalho realmente muito bem feito, que visa o bem-estar do profissional, a sociedade, a proteção da sociedade como um todo. Então, esse prêmio só vem coroar realmente o trabalho que ele fez, um trabalho muito bom e eu tenho uma honra de ter participado, junto com ele, de todos esses projetos que foram entregues pensando no bem-estar não só da sociedade, mas também do profissional”, afirmou Lígia.
Presente ao evento, o deputado estadual Ricardo Madalena (PL-SP) também exaltou a Salva de Prata ao conselho. “Uma entidade de suma importância para o Estado de São Paulo que é o CREA-SP, já que o desenvolvimento tudo aquilo que se constrói no Brasil, no mundo, é através da engenharia. Então, nada mais que justo essa grande homenagem que nós estamos recebendo aqui hoje da Câmara Municipal”, disse Madalena.
Representando o Executivo municipal, também participou da Sessão Solene desta quarta-feira a secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras, Adriana Siano Boggio Biazzi.