JELDEAN SILVEIRA
O cidadão paulistano vem se mostrando cada vez mais interessado em acompanhar o trabalho dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo através das redes sociais. Nos últimos dois anos o número de pessoas que seguem a página oficial da Câmara no Facebook cresceu de 2 mil para quase 22 mil internautas. Importante ressaltar que este número foi atingido através do interesse do próprio cidadão pelo conteúdo, o chamado alcance orgânico, sem qualquer investimento em propagadas ou links patrocinados.
O Facebook é um canal complementar na rede onde o internauta tem acesso direto aos conteúdos do Portal da Câmara Municipal, pode comentar e compartilhar os acontecimentos e enviar mensagens diretas para Câmara. Mensagens, que são respondidas ou encaminhadas para a Ouvidoria do Parlamento. Este espaço tem registrado números relevantes de participação da população, uma média de 3 mil pessoas envolvidas em cada postagem.
Através da página oficial da Câmara no Facebook o cidadão pode acompanhar as principais notícias das Sessões Plenárias, Comissões e agenda de eventos. São compartilhadas também reportagens especiais da TV Câmara e vídeos com conteúdos exclusivos sobre os principais projetos e programas discutidos no Legislativo, como o “Câmara no Seu Bairro” e a Revisão da Lei de Zoneamento.
Além do Facebook, a Câmara também interage com os paulistanos pelo Twitter, Youtube e Google +, levando informações relevantes sobre o dia a dia da Casa e produções exclusivas nas redes de maior acesso adotadas pelos brasileiros.
Quem ganha com esta participação é a democracia, a transparência e a nossa cidade. Através destas discussões que são mobilizadas com a internet, em especial nas redes sociais, Projetos de Lei vem sendo discutidos mais abertamente e levando em consideração a opinião do munícipe. Como em casos de mobilização popular pelo valor da tarifa de transporte público, em 2013, e como na revisão do PME (Plano Municipal de Educação) que vem acontecendo na Câmara e mobilizou grupos temáticos para manifestarem seus interesses no novo texto.
Para acompanhar e participar das atividades do Legislativo paulistano através das redes sociais é só seguir e curtir a Câmara:
Facebook: Facebook.com/camarasaopaulo
Twitter: @camarasaopaulo
Youtube: Youtube.com/camarasaopaulo
Google+: Câmara Municipal de São Paulo