A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira (30/11) a criação da Subcomissão de Juventude, atendendo requerimento de autoria da vereadora Janaína Lima (MDB) e do vereador Isac Félix (PL). A nova Subcomissão deverá ter início em 2023 com o retorno da atividade legislativa após o recesso de final de ano e contará com prazo de duração de 180 dias, com o objetivo de mapear e aperfeiçoar a destinação de recursos para as políticas públicas já existentes voltadas para a Juventude, em especial, à geração de renda, educação e mercado de trabalho no município de São Paulo.
O presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto (PT), elogiou a iniciativa da criação da Subcomissão de Juventude. “É uma ideia brilhante a criação dessa Subcomissão. O que me deixa muito satisfeito na condição de presidente é que a Comissão de Finanças seja um espaço de debate sobre políticas públicas. Tenho certeza que depois de instalada essa Subcomissão será um espaço brilhante de debates e discussões em favor da juventude da capital paulista”, disse.
A vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que é presidente da Subcomissão de Cultura, atrelada à Comissão de Finanças, também parabenizou a iniciativa da criação do novo colegiado. “É importante que haja discussões sobre o acesso ao trabalho, trabalho digno e políticas públicas voltadas para essa juventude. Louvável essa iniciativa”, destacou.
A vereadora Janaína Lima (MDB) agradeceu o apoio dos pares e explicou que a discussão sobre a criação da Subcomissão começou após o vereador Isac Félix (PL) colocar luz sobre o tema. “Agradeço o apoio dos vereadores na criação desta Subcomissão dará voz a toda juventude paulistana”, disse.
Ainda na reunião desta quarta-feira, os integrantes da Comissão aprovaram o parecer favorável com substitutivo do PL 146/2021, de autoria do vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), que altera a Lei nº 12.490/1997 para suspender os efeitos do rodízio de veículos na capital paulista durante a pandemia e estende aos motoristas de aplicativos imunidade às restrições de circulação.
Contrário ao PL, o vereador Jair Tatto (PT) argumentou que a liberação dos corredores pode se tornar algo desenfreado para o trânsito da capital. “Com respeito a todas as necessidades e serviços essenciais, mas um dia pedem liberação para as motos, no outro para o serviço funerário, depois para transporte escolar e com isso pode ocorrer de perder o sentido da existência dos corredores, que foram feitos para o transporte público”, argumentou.
Ao final, o vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), que é relator do Orçamento 2023, anunciou novidades ao projeto. Ele contou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) liberou mais de R$ 21 milhões para atender à reivindicação dos trabalhadores do SUAS (Serviço de Único da Assistência Social) em relação ao reajuste salarial de 12%. “Espero que em breve tenhamos um orçamento mais justo descentralizando as ações culturais, esportiva e melhorando o serviço público em favor da nossa população em especial em favor dos menos favorecidos”, disse o vereador, que ainda lembrou que o prazo final para a apresentação das emendas será dia 8 de dezembro.
Também participaram da reunião os vereadores Atílio Francisco (REPUBLICANOS), Danilo do Posto de Saúde (PODE) e Marcelo Messias (MDB).
Para conferir a reunião na íntegra, clique abaixo: