pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Criação de colegiado para fiscalização e controle está entre destaques da Comissão de Administração Pública no 1º semestre

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

11 de julho de 2024 - 10:00
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo realizou ao longo do 1ª semestre sete reuniões ordinárias, emitindo no total 71 pareceres e 1 requerimento. Após a abertura das atividades deste ano, que aconteceu em fevereiro com a instalação do colegiado, os vereadores abordaram diversas pautas, como o PL (Projeto de Lei) 108/2022, do vereador André Santos (REPUBLICANOS), que proíbe a cobrança de Zona Azul perto de unidade de saúde.

Avançou também na Comissão o PL 671/2022, de iniciativa da vereadora Rute Costa (PL) e coautoria dos vereadores Dr. Nunes Peixeiro (MDB) e Thammy Miranda (PSD), que torna obrigatória a capacitação de professores e servidores de escolas municipais sobre o Transtorno do Espectro Autista. Na mesma reunião, foi dado aval ao PL 636/2022, que autoriza a criação e implementação do Programa Municipal de Alfabetização de Comunicação Digital da Pessoa Idosa do Município de São Paulo.

Em outra reunião, promovida no final de maio, foi aprovado o parecer do PR (Projeto de Resolução) 22/2023, do vereador Aurélio Nomura (PSD), que pede a criação da Comissão Extraordinária de Fiscalização e Controle. Na justificativa do projeto, o autor explica que “é competência das Câmaras de Vereadores, como agente fundamental no controle do Executivo, especialmente no que se refere aos gastos públicos, objetivando a plena transparência, o cumprimento das metas fiscais e a divulgação dos resultados dos gastos municipais”.

O colegiado também aprovou a realização de uma Audiência Pública sobre o consumo zero de álcool durante o pré-natal.

Comissão de Administração Pública

A Comissão de Administração Pública avalia propostas destinadas à criação, estruturação e atribuição de órgãos das administrações direta e indireta. O colegiado também opina a respeito das empresas onde o Município tenha participação, sobre normas de licitações, funcionalismo público, além da prestação de serviços públicos pelo município, diretamente ou por intermédio de autarquias ou órgãos paraestatais, excluídos os de assistência médico-hospitalar e de pronto-socorro.

Integram o colegiado o presidente, vereador Gilson Barreto (MDB), o vice, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), e os vereadores Ely Teruel (MDB), Janaína Lima (PP), João Ananias (PT), Jussara Basso (PSB) e Sonaira Fernandes (PL).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar