Uma Audiência Pública conjunta promovida pelas Comissões de Educação, Cultura e Esportes, CCJ (Constituição, Justiça e Legislação Participativa), Finanças e Orçamento e Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente discutiu, na manhã desta segunda-feira (30/5), a criação do Parque Municipal do Rio Bixiga, localizado na região central da cidade de São Paulo. O debate atende requerimento de autoria do vereador Eduardo Suplicy (PT), que também é autor do PL (Projeto de Lei) 877/2021 com coautoria com outros vereadores. Participaram representantes do Executivo, Ministério Público, Legislativo e sociedade civil.
O bairro do Bixiga é um local cultural e tradicional da capital paulista. A criação do parque é um desejo antigo da comunidade. O espaço que deve ser destinado para o parque conta com aproximadamente 11 mil metros quadrados e está localizado entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro.
Um dos idealizadores da criação do parque e também diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez, defende que o local irá beneficiar a todos devido à função ambiental. “Hoje o mundo enfrenta um grande problema climático e a única forma de transformar isso é plantando árvores”, destacou José Celso, que ainda lembrou que o local também irá enriquecer a cultura paulistana.
Na mesma linha de pensamento, a secretaria-adjunta municipal da Cultura, Andrea Sousa, acredita que o novo parque irá auxiliar na diminuição dos impactos ambientais na capital paulista. Ela ainda ressaltou a quantidade de concreto que cobre a cidade de São Paulo. “A criação desse parque representa sustentabilidade e qualidade de vida”, destacou a secretaria-adjunta, que ainda afirmou que o Executivo de São Paulo é entusiasta ao tema.
O proponente do PL, vereador Eduardo Suplicy, disse que irá articular para acelerar a tramitação e votação do projeto na Casa. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância para a cidade de se criar esta área verde. “O Parque do Rio Bixiga, quando estiver constituído, será um local de atração enorme para todos os paulistanos e não pena para os que moram na região da Bela Vista”.
Para o representante da entidade Bixiga Sem Medo, Marco Ribeiro, o bairro tem pouco espaço de lazer e é um dos locais com menos área verde da cidade. A ideia dos moradores é “ter um parque para frequentadores de todas as idades, renaturalizar o Rio Bixiga e ainda construir um teatro de arena atrás do Teatro Oficina”.
Também apoiando a criação do parque, o representante do Ministério Público, Carlos Henrique Camargo, contou que uma ação civil foi protocolada contra a construção dos prédios no local. “Obtivemos uma liminar, a ação foi julgada procedente e hoje encontra-se em grau de recurso”, explicou o promotor.
Já a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou que o Projeto de Lei ainda não tramitou formalmente no órgão. “Somos sempre a favor de criar e preservar áreas verdes, desde que contem com o necessário provisionamento para manutenção e desenvolvimento para a população”, explicou o representante da secretaria, Carlos Eduardo Vasconcellos.
Também participaram do debate os vereadores Antonio Donato (PT), Daniel Annenberg (PSDB), Ely Teruel (PODE), Isac Félix (PL) e Jair Tatto (PT).
Para conferir a Audiência Pública na íntegra, clique no vídeo abaixo:
Importantíssimo para o bairro
#Parque9deJulho
Pequenas zonas de Respiro em meio ao Caos Urbano !
Viralize essa idéia !!!
@Estamos buscando apoio para esse novo PARQUE em SAMPA !!!!
https://www.facebook.com/groups/353837316946027