A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou na reunião desta quarta-feira (9/2) o parecer favorável com substitutivo do PL (Projeto de Lei) 666/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que autoriza o Executivo a criar o parque linear municipal Riacho do Ipiranga. O projeto prevê a instalação do parque entre a Avenida Professor Abraão de Moraes, rua doutor José Bento Ferreira e a Avenida Doutor Ricardo Jaffet.
O autor defende que o novo parque terá papel de construir um corredor ecológico responsável pelo fluxo gênico e a dispersão de sementes entre o Parque das Fontes do Ipiranga, também conhecido como Parque do Estado, situado às margens da Rodovia dos Imigrantes e o Parque da Independência.
Segundo o presidente da Comissão, vereador Paulo Frange (PTB), o Plano Diretor Estratégico de 2014 deixou uma relação de parques lineares para serem executados com prioridade. Alguns desses parques já estão em fase de implantação. “Nós temos agora um projeto de vereador que está propondo um parque linear e a nossa sugestão é de que esse projeto seja incluído na revisão do Plano Diretor desse ano, porque uma vez incluído ele passa também a fazer parte do orçamento da Secretaria do Verde”, explicou.
Ainda durante a reunião os parlamentares também aprovaram o PL 268/2019 de autoria do vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC), que autoriza a substituição dos pisos de pedras estilo mosaico português por piso de concreto usinado nas calçadas públicas da cidade de São Paulo.
“Hoje as pessoas caem, machucam e esses acidentes são comuns principalmente com os idosos. Para a substituição será necessário anuência do órgão competente. Em hipótese nenhuma nós vamos agredir tombamentos e esse piso ficará no padrão Avenida Paulista”, esclareceu o presidente da Comissão.
Também participaram da reunião os vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Antonio Donato (PT), Ely Teruel (PODE) e Rodrigo Goulart (PSD).
Para conferir a reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo: