Por suas iniciativas de fomento à comunicação na zona leste da cidade, o empresário e jornalista Vanderlan Cravo Ramos, ou simplesmente Vander Ramos, 55 anos, recebeu o Título de Cidadão Paulistano na noite desta quarta-feira (17/02). A honraria, uma das mais importantes, foi concedida no Salão Nobre da Casa, por iniciativa do vereador Ricardo Teixeira (PV).
“Vander é uma pessoa muito querida na zona leste de São Paulo e ele faz um trabalho de informação localizada. Isso, em outras partes do mundo, tem até televisão funcionando assim. Se você pegar, por exemplo, o Itaim Paulista, que tem mais de 300 mil pessoas que moram naquela região, fora o comércio e quem transita no bairro, ele é o meio de comunicação local de toda essa gente”, afirmou Teixeira.
O Portal do Itaim Paulista, fundado em 1998, quando a internet ainda dava seus primeiros passos no Brasil, foi o primeiro veículo de informação criado por este gaúcho, nascido em Cacequi. A partir de então, Vander começou um trabalho de democratização da informação, que, segundo ele, foi motivado também por uma ‘má impressão’ do bairro.
“Fui fazer uma pesquisa em 92 em vários jornais, vários locais, vim até aqui na Câmara fazer pesquisas nos jornais antigos e descobri que nem os jornais de bairro falavam bem do bairro. Ai eu falei, alguém precisa falar bem. Eu resolvi botar somente as coisas boas do bairro, no sentido de mudar, de quebrar esse estereótipo”, explicou Vander.
“Eu tive a oportunidade de conhecer ele quando trabalhei na subprefeitura de Itaim Paulista, então pude comprovar de perto, peguei amizade, vi que ele é um grande líder lá da região, é uma grande expressão na área de comunicação e, com esse trabalho da comunicação, aliado as necessidades locais, ele consegue fazer uma grande integração da comunidade com o poder público”, pontuou o subprefeito da Mooca, Evandro Reis.
O produtor de cinema Carlos Pereira Santana, que também é morador do Itaim Paulista e um dos colaboradores do portal CLN (Central Leste de Notícias) — que hoje unifica os portais de Itaim Paulista e São Miguel — também entende que trabalhos de informação regionalizada contribuem de forma direta com os moradores.
“A grande mídia não costuma retratar as beiradas, as periferias da maneira como elas são, então o trabalho que o Vander faz já há algum tempo é importante, porque ele deu voz ao morador”, disse.
Me sinto envaidecido por ter o Vander como meu amigo. Caráter ilibado, personalidade forte e imutável, transferidor da noticia sem retoques nem máscaras, imparcial, fazem de Vander Ramos um profissional exemplar!
O Vander é um respeitável jornalista de nossa região aqui no extremo leste. Com ele ou é, ou não é. Não tem meio termo. São pessoas assim que as comunidades pobres precisam. Ele sempre deu voz aos moradores mais humildes, ao invés de dar espaço aos politicos. Parabens Vander !