A história de São Paulo já foi contada através das artes plásticas, músicas, e outras formas de expressão. Neste sábado (5), a aula do Curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter, realizado na Câmara Municipal, terá como tema Os novos cronistas de São Paulo e, para falar do assunto, foram convidados o jornalista André Deak, o artista plástico Jaime Prades, o jornalista, escritor e cineasta José Roberto Torero e o músico de rua Emerson Pinzindin.
André Deak é produtor multimídia e professor. Trabalha com projetos para jornalismo e comunicação na internet, cooperando na Casa da Cultura Digital desde 2009, de onde coordena o site Jornalismo Digital.org e a iniciativa Arte Fora do Museu.
Jaime Prades é artista plástico, grafiteiro e designer gráfico e um dos pioneiros do grafite no Brasil. Nos anos 1980, fez parte do grupo Tapinãodá primeiro coletivo brasileiro de arte urbana, responsável pelo mural As Máquinas, ação emblemática que inaugurou o concreto do túnel da Avenida Paulista, em 1989.
José Roberto Torero é colunista da Folha de S. Paulo, mas começou sua carreira como cronista do Jornal da Tarde. Escreve sobre futebol, mas também é autor de livros infantis, cineasta e roteirista.
Emerson Pinzindin trabalha há mais de dez anos na Avenida Paulista, onde toca saxofone e flauta. Foi um dos fundadores da Associação Artistas na Rua, criada em 2012, que reúne músicos que tocam em espaços públicos abertos da cidade.
A aula deste sábado do Repórter do Futuro será dividida entre palestra dos convidados e conferência de imprensa, momento em que os alunos do curso podem fazer perguntas aos palestrantes. O encontro terá início às 10 horas e será na Sala Oscar Pedroso Horta, no 1º subsolo do Palácio Anchieta.
(5/4/2013 – 15h35)