O presidente da ALA (Academia Latino-Americana de Arte), Fábio Ferrari Porchat de Assis, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 41/2023 de outorga da honraria. A entrega foi realizada em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (24/10) na presença de familiares e amigos do homenageado.
Fábio Ferrari Porchat de Assis é curador de exposições de arte no cenário nacional e internacional, diretor, roteirista e produtor de cinema, escritor e poeta. Além de atuar na arte e cultura, ele também foi deputado estadual e secretário municipal de Cultura na gestão do prefeito Jânio Quadros, nos anos 1970. Atualmente, ele é conselheiro da Apesp (Associação dos Parlamentares do Estado de São Paulo).
“Eu acho extremamente gratificante, porque depois desses anos todos que trabalhei pela cultura e pelas artes na cidade, no Estado e pelo país me sinto premiado. Sou extremamente grato à Câmara de São Paulo e ao vereador Eliseu Gabriel que me indicou, pois todo o meu trabalho teve o reconhecimento oficial da cidade de São Paulo”, declarou Fábio.
O vereador Eliseu Gabriel destacou a contribuição de Fábio para o setor cultural. “O pessoal o conhece mais por ser pai do humorista Fábio Porchat, mas eu o conheço há muitos anos, ele foi deputado, secretário de Cultura, é um cidadão muito envolvido nesta área que promove muitas atividades e conhecimento, por isso é importante lançar luz sobre sua atuação”, pontuou o parlamentar.
O filho humorista, Fábio Porchat, disse que foi muito influenciado pelo trabalho do pai. “Eu o acompanhei muito, ia às exposições dele, aos leilões e me interessava por tudo o que eu via. Tenho fotos pequenininho tomando um guaraná com gelo, fingindo que estava tomando whisky, usando suspensórios e gostando de ver aquilo tudo. Acho fundamental que uma pessoa que pensa a arte e a cultura na cidade seja reconhecida pela própria cidade”, ponderou.
Amigo do homenageado há 45 anos, o escritor e jornalista Ricardo Viveiros fez um pronunciamento na Sessão Solene. “Eu acho que por tudo o que ele realizou na literatura, no cinema, nas artes plásticas e mais importante, por tudo o que ele continua fazendo, sempre com ética, eficiência e respeito ao próximo, esse é um reconhecimento muito justo, de uma história dedicada à cidade de São Paulo e que transcendeu, foi para o Estado, para o país e para o exterior”, afirmou.
A diretora da ALA, Debora Vettorazzo Veiga, considera que a divulgação da cultura e da arte é a marca mais importante do homenageado. “A gente desenvolve vários eventos, exposições de arte, faz pesquisa, livros e divulga artistas plásticos novos e os mais antigos também. Acredito que isso é muito importante para a educação do povo brasileiro”, comentou.
Atualmente, Fábio Ferrari Porchat de Assis, está desenvolvendo uma grande exposição itinerante a ser exibida no ano que vem. “É uma exposição imersiva sobre a Amazônia com 450 m² de estandes, onde vamos mostrar fotografias, filmagens, depoimentos. Vai ser uma mostra belíssima que vai correr o mundo”, revelou.
A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo são honrarias entregues a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo, por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos e avanço da cidade. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por ao menos dois terços dos vereadores.
Acompanhe a Sessão Solene completa no vídeo abaixo: