A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (27/8) um curso de boas práticas para a atenção à pessoa idosa. Dicas de como lidar com pessoas da terceira idade em diversas situações foram expostas por especialistas.
Segundo a enfermeira Cláudia Valloni, o Mal de Alzheimer é a doença mais recorrente ultimamente. “É preciso ficar muito atento a tudo o que acontece com o idoso e é bom anotar em um caderno qualquer mudança de comportamento que aconteça com ele para depois levar ao médico”, disse.
Márcia Chorro, representante da empresa Apoio, que realiza cursos de capacitação para uma vida mais saudável, considera que a qualidade de vida do idoso é um tema recorrente na sociedade. “Sabemos que a população idosa aumentou muito no mundo e a demanda por cuidadores também aumentou. Mas nem todos os familiares podem pagar um cuidador e são eles mesmos que têm que cuidar desse idoso. Nossa função aqui é capacitar e não formar.
quando haverá outro?!
Deveríamos termos mais iniciativas como esta, meu pai faleceu em agosto do ano passado e sofremos os 7 filhos pra cuidar dele que no fim da sua vida teve Mal de Alzheimer, o comportamento dele mudava a cada dia, tinha dia que ele era amoroso, e tinha dia que ele era bravo, queria bater em todo mundo, não queria comer com ninguém que estava próximo, tomar banho e pedir pra ele ir ao banheiro era uma guerra constante, se tivéssemos acesso a esta palestra, talvez ele sobreviveria mais.
Parabéns a quem teve esta iniciativa.