“O papel dos vereadores e o desafio das Câmaras Municipais” foi tema de um curso realizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. As aulas realizadas durante os meses de abril e maio, segundo a Escola do Parlamento, focaram aspectos relacionados ao Legislativo municipal dentro do sistema constitucional de competências, o entendimento do papel do vereador no município e do funcionamento do processo Legislativo municipal, além de uma análise do processo de representação e comunicação política.
O diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alexsandro Santos, disse que a instituição é tida como referência na formação política e educacional para a democracia e cidadania. “Fomos procurados para a elaboração de um convênio e assim surgiu a ideia de realizar um curso de formação política destinado a vereadores, assessores parlamentares e trabalhadores da área”.
A escola do Legislativo paulistano já firmou convênio com as Assembleias Legislativas dos Estados do Acre e Rio Grande do Norte; e Câmaras Municipais de Campo Grande (MS) e Votorantim, interior de São Paulo.
Alexsandro Santos acredita ainda em novas parcerias com outras casas legislativas. “A ideia é fortalecer escolas de governo. Levamos especialistas, pessoas que atuam no legislativo para discutir os diversos temas voltados à gestão pública”, destacou o responsável pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Ele pondera ser importante manter um diálogo aberto com outras câmaras e assembleias para ajudar na construção de novas escolas do Parlamento.
Para o diretor-executivo da Escola do Parlamento, Rubem Romancini, a parceria aproxima o Poder Público da população, além de jogar luz sobre a importância do funcionamento das instituições. “É nesta troca com parceiros que conseguimos potencializar a agenda da Escola do Parlamento e replicar todo conteúdo. Estas parcerias nos ajudam a desenvolver nosso trabalho, como a que existe com a Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo”, pontuou.