Anualmente, mais de cem adolescentes e adultos trabalham no Restaurante Escola da Câmara Municipal de São Paulo. O projeto é realizado Fundação Jovem Profissional em parceria com a Casa e com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O curso é gratuito e permite aos alunos conhecerem todos os setores de um restaurante a partir de aulas teóricas e práticas. Disciplinas de confeitaria a até relações interpessoais fazem parte do conteúdo do projeto.
Os participantes aprendem, por exemplo, a higienização, conservação e preparo de alimentos, decoração de pratos, massas e saladas. Ao fazer aulas práticas no salão, os jovens são preparados para fazer a recepção e atendimento ao cliente, arrumação de mesas e serviços de Buffet.
Para a coordenadora educacional do Restaurante Escola, Adriana Serra Pereira Novaes, os alunos saem preparado para diversas áreas profissionais. “Os participantes saem com autonomia para atuarem em todas as áreas de um restaurante porque eles têm aulas de culinária e fazem atendimento ao público”, disse.
O empreendedorismo é mais uma das áreas para a qual o aluno é formado. De acordo com Adriana, os participantes aprendem especialidades que podem ser vendidas em períodos festivos. “Para a Páscoa, os ensinamos a fazer bolo de pote, ovo de Páscoa, trufas. Já na Festa Junina, eles aprendem a fazer bebidas quentes e maçã do amor. Eles são preparados para se tornarem empreendedores e até mesmo atuar em bufes”, disse Adriana.
O processo seletivo para participar do Restaurante Escola é realizado duas vezes por ano.
Veja aqui como participar.