A Secretaria de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo, o Arquivo Histórico Municipal e o Museu da Cidade, em parceria com a Escola do Parlamento, promovem no dia 10 de junho o curso “Arquivos Públicos Municipais: Gestão e Cultura a Serviço do Cidadão”. A ideia da iniciativa é trazer reflexões sobre as atividades e a importância dos acervos do ponto de vista da gestão documental e da difusão cultural.
O curso, que faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, vai discutir o papel das instituições arquivísticas municipais, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo. Ubirajara Prestes, Secretário de Documentação do Legislativo paulistano afirmou ser “importante que as instituições possam preservar toda documentação histórica da cidade. Os arquivos municipais, claro, servem para garantir direitos da população, mas também para manter viva a memória de São Paulo. Tem a ver com a identidade de cada um”.
As palestras terão duração de três horas e vão debater as melhores práticas de organização, conservação e digitalização de documentos. O intuito também é explorar o papel cultural dos arquivos públicos. “Temos uma história muito rica e instituições arquivistas que são referência para o país todo, como o Arquivo Histórico Municipal, que preserva documentos desde o período colonial; e também o Museu da Cidade, que conta com vários acervos, entre eles o fotográfico” explicou Ubirajara Prestes.
Além de atenderem a diferentes demandas dos cidadãos, os arquivos são espaços privilegiados para discussão sobre a cultura e a memória. Do ponto de vista acadêmico, o evento é voltado para profissionais que trabalham com história, biblioteconomia, arquivologia, direito e tecnologia da informação, porém destinado ainda ao público em geral que deseja se informar mais sobre a capital paulista.
Veja a íntegra da conversa com o repórter Felipe Palma, da Rede Câmara SP, na entrevista abaixo: