pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Curso orienta idosos e seus cuidadores com ações práticas

15 de outubro de 2013 - 15:40

Categorias

O curso “Boas Práticas para Atenção à pessoa Idosa reuniu idosos e cuidadores nesta terça-feira (15/10) na Câmara Municipal. O evento, organizado pelo vereador Natalini (PV), destacou informações práticas para facilitar a vida da Terceira Idade na cidade, e dentro de casa.

Responsáveis pelo curso, a enfermeira Claudia Vallone Silva e a psicóloga Márcia Chorro dos Santos, priorizaram as dinâmicas. Em uma, por exemplo, os participantes ouviram a leitura de um texto e desenharam o que compreenderam. É importante respeitar a maneira com que as pessoas entendem e opinam, disse Márcia. Isso, explicaram as profissionais, vale para as relações entre idosos e seus familiares, entre outras.

Para Natalini, São Paulo precisa se preparar para esse contingente de idosos que está chegando. O mundo está envelhecendo, por causa dos avanços da medicina, remédios, saneamento básico, vacinas, explicou. Para ele, a cidade ainda é muito dura com os idosos, que sofrem com as calçadas mal conservadas, motoristas de ônibus despreparados, e até a própria solidão.


Luiz França/CMSP
.ATENCA0-IDOSOS-15102013-FRANCA-02163-72_ABRE

O curso também ressaltou que muitas pessoas tornaram-se cuidadores e assumiram tal encargo sem receber apoio e orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige. Não sabendo distinguir o que é próprio do envelhecimento e o que é doença, involuntariamente, deixam de prestar a necessária assistência à pessoa idosa, gerando condutas negligentes e insatisfatórias. Claudia orientou os participantes do curso, por exemplo, a observar sinais na pele e mudanças nos hábitos de sono e alimentares para garantir aos idosos um atendimento de saúde adequado.

(15/10/2013 – 12h37)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar