Nivaldo Silva
A Câmara Municipal recebeu neste sábado a aula inaugural da 5ª edição do curso “Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter”, módulo do Projeto Repórter Futuro, promovido pela Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes em parceria com a Casa.
A aula foi ministrada pelo jornalista e professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Manuel Carlos Chaparro. Dos 300 estudantes inscritos para participar do curso, 25 foram selecionados.
Chaparro, em sua aula, destacou que as novas tecnologias da informação impuseram importantes mudanças ao jornalismo, e lembrou que “a ideia de repórteres confinados em redações não existe mais”. “O jornalismo existe onde existem profissionais competentes para utilizá-lo como linguagem em espaços públicos”.
Ainda segundo ele, o jornalismo se configurou como uma grande linguagem social e deixou de ser profissão de somente algumas pessoas. “É uma linguagem que se transformou em bem público”, disse Chaparro, reforçando a importância das redes sociais hoje, pois “são os espaços onde as grandes transformações acontecem”.
Ao questionar os alunos sobre o motivo de o curso Repórter do Futuro ter sido criado, o professor respondeu que “ele existe porque o mundo precisa de bons jornalistas”, e a iniciativa, no decorrer de seus três meses de aulas, fornecerá subsídios para que os novos repórteres exerçam o jornalismo lembrando sempre de sua função social.
A aula inaugural contou também com a participação do diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo, Carlos Marchi, que comentou sobre as mudanças implantadas pela Casa ao longo de 2011 com o objetivo de estabelecer um canal de diálogo transparente com a sociedade.
Entre essas mudanças, o grande destaque foi a abertura de dados, de contratos e de salários do Legislativo paulistano, gesto que acompanha a socialização de conteúdo imposta pela nova era da comunicação.
“De um ano para cá, é perceptível que a Câmara está escancarada para quem quiser obter informações sobre ela”, disse o jornalista Milton Bellintani, coordenador pedagógico do módulo “Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter.
(17/12/2011 – 12h10)