Em reunião nesta quinta-feira (24/10), a Comissão Extraordinária de Relações Internacionais, da Câmara Municipal de São Paulo, recebeu Marrielle Maia, assessora especial da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Marrielle apresentou uma pesquisa sobre o cenário dos cursos de Relações Internacionais existentes no país. Também foi debatida a possibilidade de apoio acadêmico à comissão.
Durante a apresentação, Marriele Maia destacou os cursos registrados na capital e defendeu a sua relevância. “Em 2017 eram registrados 23 cursos autorizados. São cursos, na sua maioria, oferecidos por instituições privadas de ensino. Aproximadamente 15% dos cursos oferecidos em território nacional, acontecem só na cidade de São Paulo. Não estou falando sequer do entorno. Então a contribuição da cidade de São Paulo para a formação em Relações Internacionais, é muito grande,” disse a assessora.
A professora do IBMEC Daniela Alves e alguns alunos do curso de Relações Internacionais da instituição também participaram da reunião. Além disso, eles apresentaram a proposta de parceria já firmada com a comissão. Os alunos estão acompanhando o trabalho da comissão realizando relatórios e trazendo soluções para os problemas apresentados nas reuniões. “É o caso da questão do manual, que eles vão agora identificar as questões relacionadas ao problema de regularização dos pequenos negócios de imigrantes aqui na cidade de São Paulo. Isso foi um problema identificado pela comissão recentemente. Agora eles vão poder atuar numa solução ou para fortalecer as ações que já existem no município ou para realizar uma nova ação para poder eliminar esse tipo de problema,” disse a professora.
Papel da comissão de relações internacionais
A presidente da comissão, Janaína Lima (NOVO), destacou a importância do encontro. “A gente teve a oportunidade de ouvir diversos cursos de Relações Internacionais, apresentar o trabalho que a nossa comissão vem construindo. Os alunos que já vinham desenvolvendo uma parceria desde as primeiras reuniões instaladas aqui da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais. Então, com isso, a gente pretende ampliar cada vez mais a participação da sociedade e elevar o debate internacional em relação à cidade de São Paulo. Afinal, nós somos uma das principais cidades do mundo, a locomotiva do Brasil e precisamos sempre estar à frente,” disse a vereadora.
Confira na reportagem da TV CÂMARA SP: