A Câmara Municipal realizará um concurso que vai premiar os melhores aplicativos desenvolvidos por hackers da cidade para facilitar a leitura e o entendimento dos Dados Abertos do Parlamento pelos cidadãos. Chamada 1ª Hackathon-Maratona Hacker, a iniciativa terá inscrições abertas a partir de segunda-feira (23).
A competição terá duas fases. Na primeira, os hackers inscritos desenvolverão seu aplicativo num prazo de 48 horas, sem intervalo, período em que não poderão sair do prédio da Câmara. Eles disporão de um link para acessar os Dados Abertos no Portal da Casa e também poderão usar dados extraídos de outros órgãos públicos, desde que indiquem a fonte.
Na segunda etapa, de 15 a 25 de maio, os participantes poderão aperfeiçoar os aplicativos que começaram a criar dentro da Câmara Municipal, melhorando a forma de uso, o design e o tratamento dos dados, mas não poderão mudar mais a estrutura original do trabalho.
A comissão julgadora da 1ª Hackathon será composta por dois representantes da Câmara, dois da Open Knowledge Foundation (OKFn-BR) e dois da W3C Brasil. O júri vai considerar os seguintes critérios: grau de utilidade pública, praticidade de uso, mobilidade, custo de manutenção, criatividade da solução e qualidade da documentação.
O resultado será divulgado no Portal da Câmara no dia 4 de junho, e os prêmios serão entregues em sessão pública no dia 11 de junho, às 15h.
Os aplicativos desenvolvidos terão regime de licenciamento livre e vão ficar disponíveis para uso de todos os usuários do Portal da Câmara. Funcionários da Casa, da OKFn-BR e da W3C não poderão participar do concurso.
(20/4/2012 – 16h22)