RenattodSousa
Por iniciativa do vereador Celso Jatene (PTB), a Câmara Municipal de São Paulo prestou homenagem, em sessão solene realizada nesta segunda-feira à noite, ao centenário do tradicional Colégio Dante Alighieri, fundado em 9 de julho de 1911.
As comemorações dos 100 anos do Dante começaram em janeiro, com uma aula inaugural ministrada pelo governador Geraldo Alckmin. No último dia 6, o maestro João Carlos Martins regeu a orquestra Bachiana em um concerto na sala São Paulo para alunos, ex-alunos, pais e funcionários do colégio.
Não estudei no Dante Alighieri, mas meu irmão e todos os meus primos, os filhos do Adib Jatene, estudaram lá. O Dante é muito mais que uma grande instituição de ensino em São Paulo. É a representação no âmbito educacional da colônia italiana, que todos nos convivemos, respeitamos e mantemos algum tipo de vínculo. Por isso, é uma honra muito grande e uma satisfação imensa receber esse evento na Câmara, disse o vereador Celso Jatene.
Durante o evento realizado no plenário 1º de maio, ex-alunos que se destacaram na sociedade brasileira foram homenageados, como o professor Marcelo Mattos Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo – o museu de arte mais antigo da Capital, o empresário Rogério Marco Fasano, do hotel e restaurante Fasano, Jean Louis Teppet, diretor executivo do SBT. O juiz da 2ª Circunscrição Judiciária Militar de São Paulo, professor Ricardo Vergueiro Figueiredo e a professora e coordenadora do departamento de Ciências da Natureza do Dante, Sandra Maria Rudella Tonidandel.
Entre os ex-alunos homenageados também estava o vereador Marco Aurélio Cunha. O Dante faz parte da minha vida . Eu tenho muita honra em comemorar o centenário da escola e de ser um dos homenageados no dia de hoje, disse,
Fizeram parte da mesa o presidente do Colégio Dante Alighieri, José de Oliveira Messina; o presidente da AEDA Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri, Paolo Fabbriziani; diretor-geral pedagógico do colégio, professor Lauro Spaggiari; o deputado federal Ricardo Izar, o vereador Marco Aurélio Cunha e o vereador Celso Jatene.
(13/06/2011 21h07)