pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

De aprovação de Leis a hospital: As duas faces da Câmara Municipal de SP

Por: MARCO ANTONIO CALEJO - DA REDAÇÃO

27 de abril de 2018 - 09:55

Categorias

Quem diria. A Casa Legislativa, local de debates e aprovação dos Projetos que viram Lei em São Paulo, um dia, já serviu de hospital. A data está marcada no Centro de Memória da Câmara.

1º de fevereiro de 1974 entrou na história da Capital Paulista. O edifício comercial Joelma, de 25 andares, na esquina da Rua Santo Antônio com a Avenida 9 de julho, na região central da cidade, foi tomado pelo fogo.

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), um helicóptero da FAB se aproximou do prédio em chamas e conseguiu resgatar algumas vítimas. Elas eram levadas para o heliponto do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo, onde recebiam atendimento médico.

A estrutura do pronto socorro adaptada no heliponto da Câmara contou com 40 médicos, enfermeiros e estudantes de medicina. Na garagem, ambulâncias também davam apoio às vitimas em estado mais leve. Na época, a tragédia provocou 189 mortes e deixou 300 pessoas feridas.

A matéria completa, com os relatos das testemunhas e personagens do incêndio do edifício Joelma, você encontra na página do Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar