pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Debate analisa atuação do profissional de relações públicas no legislativo

Por: - DA REDAÇÃO

20 de outubro de 2014 - 16:41

Categorias

CICLO_DEBATES_EM_COMUNICACAO-18-10-2014-ANDRE_BUENO-EDIT-9663-72ABRE
Ciclo de Debates em Comunicação e parceria com a coordenação do curso de Relações Públicas da FIAM-FAAM      Foto: André Bueno / CMSP  

A participação popular na elaboração de leis e o papel do profissional de relações públicas na atividade legislativa foram temas abordados no Ciclo de Debates em Comunicação, realizado na manhã deste sábado (18/10) na Câmara Municipal, em parceria com a coordenação do curso de Relações Públicas da FIAM-FAAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdades de Artes Alcântara Machado).

Karen Lima Vieira, secretária-geral parlamentar da Câmara, e Marcus Vinícius Bonfim, presidente da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), foram os palestrantes. A servidora explicou aos universitários como são concebidos os projetos de lei (PL) e de que maneira acontece a participação popular. É muito importante para Câmara ter esse contato com os universitários, que estão hoje no berço das novas ideias, as universidades. Quem sabe daqui a cinco ou dez anos estes mesmos universitários possam se tornar políticos, representantes de órgãos públicos, e possam contribuir efetivamente pra mudança da sociedade, disse a secretária.

O profissional de relações públicas pode atuar na elaboração de projetos de lei fazendo pesquisas de opinião e análise junto à população com relação às demandas sociais. Mas eu quero enfatizar que a visão deste profissional não está restrita apenas aos departamentos de comunicação, mas sim a uma atuação mais próxima do cidadão e do poder público, explicou Bonfim, que também é professor da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Para a estudante Maíza Nascimento, o tema foi bem explorado pelos palestrantes e muitas dúvidas foram esclarecidas. Agregou bastante estar aqui, agora eu sei que os projetos de lei podem entrar em vigor ou não, ser divulgados ou não, podem ficar parados na Câmara por diversos motivos. É importante a gente perceber e entender que os órgãos públicos estão cada vez mais próximos do cidadão. Quando nós elegemos um vereador, por exemplo, acompanhá-lo ficou muito mais fácil.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa do sistema de comunicação integrada da Câmara Municipal e visa discutir os rumos e tendências na área da comunicação. O encontro acontece mensalmente e já contou com a participação de diversos profissionais da área.

(20/10/2014 14h)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar