RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo serviu de palco, nesta segunda-feira (25/04), para o evento comemorativo aos 50 anos da vitória cubana em Playa Girón, quando as forças do país rechaçaram uma tentativa de invasão estrangeira financiada pelos Estados Unidos, na década de 60. O evento foi organizado pelo vereador Jamil Murad (PCdoB).
Durante a comemoração, foi realizado um debate que procurou resgatar a trajetória de Cuba desde a eclosão de sua Revolução Socialista, passando pelas dificuldades de resistência nos primeiros momentos pós-revolução, a crise advinda do fim da União Soviética e a luta dos dias de hoje para alavancar a economia sem abandonar sua ideologia.
Estamos comemorando uma vitória do povo cubano e dos povos do mundo todo, pois no mundo sempre houve impérios, países que queriam explorar os outros, e Cuba liderou um movimento revolucionário contra isso. A Revolução Cubana inverteu essas prioridades, passando a servir ao povo. Foi um marco que serve de exemplo na luta por independência e soberania, e mostra que isso depende da união do povo e da sua atitude determinada em defender seus interesses, disse Murad.
O cônsul de Cuba no Brasil, Aldo Fidel Cruces Amaro, explicou que essa celebração é importante para o povo cubano, pois mantém a atualidade de sua história. Não é possível para nós cubanos falarmos da Revolução Cubana sem falar do significado dessa vitória, que é de todos os cubanos, em enfrentamento a quem quis agredir nosso território. Isso não se esvai com o tempo, é uma vitória eterna, e uma vitória de todos os latino-americanos, que demonstram que é possível vencer, disse.
Participaram do debate, além do vereador Jamil Murad e do cônsul de Cuba, a representante do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, Vivian Mendes; o presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes; o vice-presidente da Federação Sindical Mundial, João Batista Lemos; a presidente estadual do PCdoB em São Paulo, Nádia Campeão; e representante da União da Juventude Socialista (UJS), André Tokarski.
O evento foi realizado com apoio do PCdoB, do Cebrapaz, da Fundação Maurício Grabois, do Portal Vermelho e da UJS.
(25/04/2011 21h30)
Galeria de fotos
{morfeo 148}