Luiz França / CMSP
A gratuidade de ônibus e metrô para estudantes foi discutida nesta sexta-feira (27/9) em evento organizado pela CPI do Transporte Público. Arielli Moreira, da Assembleia Nacional dos Estudantes, falou em favor da causa, argumentando que a juventude é o setor que mais sofre com as dificuldades em pagar o transporte.
Um quarto da evasão escolar é por falta dinheiro para transporte entre casa e escola. O poder público está negando o direito à educação, o que é a garantia de direito a um futuro, ponderou.
Horácio Figueira, da Rede Nossa São Paulo, disse que a instituição apoia a medida para estudantes e idosos. Mas quando é economicamente ativo tem que contribuir sim, ressaltou.
A relatora da CPI, vereadora Edir Salles (PSD), sinalizou de maneira favorável à proposta. O transporte gratuito para jovem é importantíssimo, porque é quem tem dificuldade em pagar afirmou.
Já a militante do Movimento Passe Livre, Monique Felix, disse que o grupo vê a medida com receio. É um benefício que atende a setores da população, como tentativa de conter certa mobilização, observou. A gente entende que benefício pode ser retirado caso a conjuntura política mude, completou.
(27/09/2013 16h)