Os professores da rede municipal de ensino – Fundamental I (de 1ª a 5ª séries) – terão a oportunidade de receber orientação de profissionais especializados em proteção e defesa animal a partir do próximo dia 30 de julho. A proposta visa capacitar os docentes em busca do fomento à conscientização da causa através de um curso idealizado pelo Fórum de Proteção e Defesa Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Autor da Lei que instituiu o Fórum, no ano passado, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) se mostrou satisfeito com os trabalhos realizados e com a proposta de curso aos professores que foi elaborada. Gabriel enfatizou que pensar no animal não é apenas tirá-lo da rua, mas ajudar a buscar soluções mais concretas.
“A gente tem que mudar o jeito de pensar na causa animal, sair de uma coisa apenas assistencial e passar para algo educacional também. A gente tem que mudar o paradigma da causa animal e isso nós temos que fazer através da educação”, afirmou o parlamentar.
No futuro, o curso também será estendido aos professores municipais do Fundamental II, que lecionam para alunos do sexto ao nono ano. Cristina Filomena Cabral, médica veterinária e uma das organizadoras do curso, pretende deixar claro aos participantes a conscientização da causa animal, sem deixar de lado os questionamentos básicos.
“Eu encontro um animal silvestre, eu encontro um animal doméstico com algum problema, o que eu faço? Para onde eu levo? Para quem eu ligo? Essas coisas as pessoas não sabem e também será trabalhada com os professores”, disse.
Sobre o Fórum
O Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal do Município de São Paulo é um espaço de articulação distrital de entidades governamentais, não governamentais e membros da sociedade civil, aberto para os temas relacionados à proteção e defesa dos animais, associados à responsabilidade social visando à busca da mudança da sociedade quanto à percepção, consciência e a atitude em relação aos animais, para que sejam compreendidos como parte integrante é indissociável deste planeta e tratados com respeito e dignidade.