O delegado Mário Sérgio Pinto, da Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), afirmou nesta quarta-feira (7/10) que a violência nos estádios teve uma diminuição “saliente” entre os meses de janeiro e setembro de 2015. Ele depôs à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Torcidas Organizadas.
“As recentes medidas adotadas pela Secretaria de Segurança em conjunto com o Tribunal de Justiça já estão tomando efeito. Então, nós percebemos uma saliente diminuição no número de casos de violência nos estádios. Por outro lado percebemos um aumento de pessoas detidas. O que acontece é que quem não era punido antes, agora está sendo punido.”
Segundo Pinto, no período ocorreram 44 detidos pela delegacia, sendo 29 membros das torcidas organizadas do Corinthians, 13 do Palmeiras, 2 do Santos e nenhum do São Paulo.
Para o presidente da CPI, Laércio Benko (PHS), as torcidas organizadas precisam ter as suas atividades regulamentadas. “A gente precisa olhar de um ângulo muito mais amplo se quisermos solucionar os problemas de violência entre as torcidas, disse”.