RenattodSousa
O Dia do Reconhecimento aos Delegados da Polícia Civil aposentados foi criado em 2004, por projeto de iniciativa do vereador Celso Jatene (PTB). Em comemoração à data, trinta delegados de polícia do Estado de São Paulo receberam a Salva de Prata em sessão solene realizado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira.
Desde 2004, mais de 330 delegados já foram homenageados. A escolha dos nomes se dá por intermédio das entidades de representação dos delegados, tais como a Associação dos Delegados do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, além da própria Delegacia-Geral de Polícia.
Para o delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, essa homenagem é simbólica. Ela resgata o reconhecimento ao delegado aposentado. Infelizmente, existe no Brasil uma cultura de esquecer as pessoas que trabalharam e lutaram pela sociedade.
Única delegada aposentada homenageada no evento, Maria Aparecida Pansonato Pinheiro disse que se sentia prestigiada, após tantos anos de carreira. Eu iniciei na polícia em carreiras mais simples, fui escriturária, chefe de seção, investigadora e cheguei ao posto de delegada. Foi toda uma carreira dentro da polícia. E depois de tantos anos trabalhando numa profissão árdua como a nossa, eu me sinto muito prestigiada e feliz, disse.
Hoje é um dia importante para todos nós porque essa homenagem é um reconhecimento a profissionais que dedicaram suas vidas inteiras à segurança publica do Estado de São Paulo. Apesar de estar afastado da carreira, sou colega desses homens, e fico muito feliz em poder reconhecer, como vereador, valor e dedicação deles, disse o vereador Jatene.
Durante o evento, 57 membros da Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo também receberam homenagens.
(13/08/2012 – 21h17)