Com o tema: “Desafios do Plano Diretor Estratégico para Proteção Social, da Saúde e da Mulher”, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizou na manhã desta quarta-feira (26/4), no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, sua terceira Audiência Pública sobre o PL (Projeto de Lei) 127/2023, de autoria do Executivo, que trata da revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico).
Autoridades, empresários, representantes de entidades e da sociedade civil, estiveram presentes no encontro que durante duas horas recebeu as contribuições do público que mora, em sua maioria, na zona leste, onde ocorreu a audiência, mas que também contou com a presença de moradores de outras regiões da cidade.
Foi o caso do coronel do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Wagner Bertolini Júnior, que apesar de residir na zona norte da capital, fez questão de participar da audiência, e chamou a atenção para o problema da falta de moradia digna para muitas famílias que vivem na cidade. “Nós meus 34 anos de bombeiros é muito comum nos depararmos com famílias vivendo em prédios abandonados sem condições de abrigar ninguém de forma digna. Então é preciso uma atenção especial nessa situação até porque este também é um problema de saúde pública”, afirmou ele.
Outro representante da corporação que contribuiu para o debate da revisão do PDE foi o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, coronel Carlos Alberto de Camargo. Ele lembrou que o bem-estar e a qualidade de vida também estão ligados à segurança e sugeriu que na revisão do Plano Diretor fosse acrescentado o chamado Polo Gerador de Risco, nos mesmos moldes que existem para os Polos Geradores de Tráfego. “Esse Polo serviria para que a gente obtivesse um coeficiente de melhoria, que seria custeado pelos novos investimentos para a instalação e recuperação de hidrantes na cidade”, informou o comandante.
A advogada Kátia Molina, moradora do bairro Parque Savoy, localizado na zona leste, foi à audiência para defender que a revisão do Plano Diretor incentive a criação de mais espaços públicos e a implantação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na região onde vive. “As nossas prioridades são áreas de lazer, transporte escolar gratuito e principalmente alguma unidade de saúde, porque não possuímos nenhum equipamento deste tipo na região. O que nos obriga a ir para outros bairros”, disse Kátia.
Para Celina Boschini, de 70 anos, a revisão do Plano Diretor deve contemplar a saúde mental e mais qualidade de vida para os idosos. “Eu sinto falta de mais espaços que cuidem da saúde mental de crianças, adultos e idosos e isso é fundamental nos dias de hoje. E no caso de nós idosos a implantação de mais espaços de convivência para a terceira idade seria de grande importância. Isso deve constar nessa revisão também”, defendeu ela.
Entre os convidados presentes na Audiência Pública, estava o novo diretor do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Alexandre Resende Silva, que falou da necessidade do Poder Público municipal garantir ainda mais parcerias com a iniciativa privada. “Nós acreditamos que a ampliação dos serviços do SAMU está diretamente associado ao Plano Diretor, porque precisamos alocar nossas bases em várias regiões para diminuir o tempo-resposta. Então por isso que essa parceria público-privada precisa ser incentivada a partir dos direcionamentos do Plano Diretor”, ressaltou Resende.
A Audiência Pública desta quarta-feira foi em atendimento ao requerimento de autoria do vereador Bombeiro Major Palumbo (PP), integrante da Comissão de Saúde, e que solicitou a realização desta reunião na região da zona leste. O parlamentar, que presidiu a audiência, comentou sobre a participação popular no evento. “Tivemos aqui contribuições importantíssimas que levaremos em consideração para que sejam incluídas no Projeto de Lei porque vão impactar diretamente na saúde e isso faz com que a todos ganhem. E devemos trabalhar em parceria com a iniciativa privada para juntos encontramos mais rapidamente soluções eficientes para gerar mais qualidade de vida àqueles que vivem nesta cidade”, disse Palumbo.
Hotsite da revisão do PDE
A Câmara Municipal de São Paulo disponibiliza um hotsite da revisão do Plano Diretor Estratégico. Nele, a população encontra informações do PDE, as notícias das Audiências Públicas realizadas, além das datas, horários e local das próximas discussões. No hotsite, as pessoas também podem contribuir com sugestões preenchendo um formulário digital.
Crédito das fotos: André Bueno | REDE CÂMARA SP
Confira aqui o álbum completo de fotos da audiência no Flickr da CMSP
A íntegra da Audiência Pública deste quarta-feira está disponível no vídeo abaixo:
Excelente oportunidade de relatar pautas pertinentes as necessidades da população que tem anseios por uma cidade melhor…