Com carga horária de 60 horas, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo iniciou, na noite desta segunda-feira (23/04), o novo curso Democracia e Criatividade. Uma das atividades realizada no curso foi o Jogo da Política. Com metodologia inovadora, o Jogo é uma ferramenta que não só traz um debate, como também coloca os participantes para jogar, criar e inovar, assumindo o lugar dos parlamentares.
O Jogo nasceu de uma pesquisa realizada em 2015 com jovens de 18 a 30 anos no país inteiro. Na pesquisa, os jovens falaram que gostariam de aprender e falar um pouco mais sobre política, principalmente nas escolas.
“É isso que nós estamos trazendo hoje para a Escola do Parlamento. Um assunto que as pessoas querem debater!”, explicou a coordenadora Denise Curi.
São três etapas de jogos que simulam os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A ideia é criar uma experiência onde se vivencie a complexidade política.
Roseli Flor da Silva, que já fez outros cursos da Escola do Parlamento, está animada.
“Eu vim para entender e conhecer um pouco mais sobre a política. Nós estamos perdidos com as novidades que estão acontecendo no nosso país. Por isso, o que vem de novidade pra gente é bem vindo”, comentou a Guarda Municipal.
Lucas Alves, um dos facilitadores do curso, explica que a intenção é desmitificar a temática.
“Quando a gente joga, a gente percebe que a política pode ser divertida e todos passam a gostar do tema, virando políticos por um dia”, disse.
Mateus Novaes, diretor acadêmico da Escola do Parlamento, ressalta que todos os cursos são gratuitos e abertos ao público.
“A ideia da Escola do Parlamento é abrir as portas do Legislativo Municipal, ampliar a visão política e atrair o cidadão para entender e se interessar pelo tema, além de participar ativamente de nossas atividades”, disse o diretor.
Quem quiser se inscrever e ficar por dentro das novidades da Escola do Parlamento, pode acessar o seguinte endereço eletrônico: https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/