pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Luiz Antonio de Jesus

Gostaria receber programação dos Cursos Escola do Parlamento.

Contribuições encerradas.

Democracia é tema da primeira aula de iniciação política

19 de junho de 2017 - 20:56

Categorias

A REDAÇÃO

“A democracia é ruidosa”. Foi dessa forma que Rodrigo Estramanho, professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) definiu a forma de governo, para cerca de 60 alunos, que iniciaram nesta segunda-feira (19/6) um curso de iniciação política da Escola do Parlamento da Câmara Municipal da capital.

Na primeira aula, realizada na Sala Oscar Pedroso Horta, os estudantes aprenderam sobre as origens do sistema democrático, com a chance de debater sobre o assunto. “São abordagens iniciais, mas com profundidade. A ideia é problematizar temas pertinentes da realidade cotidiana de política e democracia no Brasil”, afirmou Estramanho.

No início da aula o sociólogo pediu para os alunos definirem o que é a democracia. Governo do povo, consenso, liberdade, representação, garantia de direitos e conquista surgiram como respostas. Nesta primeira aula (outras duas serão ministradas), os alunos receberam um questionário para responder.

No último dia eles respondem as mesmas perguntas. De acordo com Estramanho, é uma forma de saber como os estudantes mudaram suas percepções tanto sobre a democracia, quanto em relação à cidadania e a estrutura do Estado brasileiro. Há perguntas, por exemplo, sobre atos políticos de rua e protestos que têm a depredação como forma de ativismo.

O programa da Escola do Parlamento é baseado em uma experiência realizada desde 2009, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, uma entidade alemã que tem como interesse consolidar a democracia e incentivar discussões sobre o tema. Nos anos anteriores, as aulas foram realizadas nos bairros.

Aplicação

Formada em musicoterapia, Kezia Aparecida da Silva tem 22 anos e saiu de Guarulhos, na Grande São Paulo, para aprender sobre política e levar a informação para a sua comunidade. “Eu sempre acompanho os cursos da Escola do Parlamento. É importante para complementar minhas informações e saber o que está acontecendo na minha realidade. Eu amplio minha consciência, mudo pontos da minha comunidade, divido com amigos e multiplico o que eu aprendi.”

O curso de iniciação política continua ao longo da semana, sempre na Câmara Municipal. A carga horária total será de nove horas.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar