O Soesp (Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo) realizou nesta sexta-feira (15/10) sessão solene para homenagear cirurgiões dentistas de diferentes especialidades por conta de suas contribuições científicas.
Escolhidos por um colegiado formado por instituições nacionais e internacionais da área, os homenageados receberam a Medalha Pannain. “Esse é um evento de grande importância e que reconhece os colegas que mais se destacaram em suas especialidades e ajudaram a odontologia a evoluir”, explicou o presidente do Soesp, Pedro Petrere.
Professor titular de ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), João Batista de Paiva, recebeu a Medalha Pannain por conta das pesquisas clínicas e laboratoriais nesta área. “O fundamental é que o tratamento tenha um tempo menor, seja previsível e melhore a qualidade de vida da pessoa”, explicou. “Estou muito agradecido por ter sido lembrado pelos meus colegas pelo trabalho que venho desenvolvendo”, acrescentou.
O professor titular de odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba (SP), Renato Sundfeld, dedica toda sua carreira ao desenvolvimento de ações para reduzir definitivamente a cárie. “Trabalho na área de dentística e faço pesquisas na área de selantes e contribui na técnica para a aplicação deste material que, se aplicado de maneira correta na adolescência, aquela área nunca mais terá cárie”, afirmou. “Estou feliz com essa homenagem, porque é o coroamento de uma carreira”, comemorou.
Durante a sessão solene, personalidades que contribuem com o sindicalismo dentro da odontologia receberam a Medalha de Honra ao Mérito Sindical. Por ter apresentado o Projeto de Lei (PL) 322/2015, que regulamenta e define regras para a residência odontológica, o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) também foi homenageado.
“É fundamental dar ao estudante condições para que ele possa aperfeiçoar seu trabalho”, explicou o parlamentar. “Essa é uma das maneiras de demonstrar o respeito e carinho da Câmara com todos os cirurgiões dentistas do Brasil”, disse.