pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Desaparecimento de dois jovens é tema da Comissão de Direitos Humanos

12 de agosto de 2010 - 03:16

Categorias

Juvenal Pereira
DHS
Pais e familiares dos jovens desaparecidos não têm pistas do paradeiro deles; Comissão tratou do assunto em reunião ordinária

 

Os jovens entregadores de pizza Everton Alves de Andrade e Jocelino do Sacramento Jr. estão desaparecidos desde 10 de julho no Jardim Santa Fé, no distrito de Parelheiros (Zona Sul de São Paulo). Foram realizar uma entrega, mas não chegaram ao domicílio. A família deles apresentou denúncia à Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, da Câmara Municipal, que ouviu o relato de seus pais sobre as circunstâncias do desaparecimento na reunião desta quinta-feira (12/11). 

Jocelino Sacramento pai contou que procurou o 25º DP para registrar ocorrência, mas foi orientado a lavrar BO por meio eletrônico e foi informado que só lhe restaria esperar.
 
“É como se fosse um carro roubado…Ninguém quer saber. É um absurdo pois são duas vidas”, revoltou-se o vereador Quito Formiga (PR). “Eu muito tempo atrás atendi uma pessoa próxima que foi agredida, estive num DP, na Lapa, para fazer um B.O. de agressão e fui atendido com um descaso muito grande. A Polícia Civil precisa ter mais iniciativa, pois naquele momento foi a Polícia Militar que resolveu o meu problema”, arrematou.
 
“A comunidade está com medo. No nosso salão, o professor de capoeira desistiu de dar aulas para os adolescentes. Tivemos dois homicídios, dois garotos baleados e esses dois desaparecimentos. Às sete da noite todo mundo recua”, relatou o presidente da Sociedade Amigos do Jardim Norberto, Miguel dos Santos.
 
A Comissão entregou cópias dos B.O.s ao Major PM Gilberto Tardochi de Silva, que alertou para a importância de se informar à polícia o máximo de dados, tais como o itinerário que os rapazes fizeram, a placa da moto que os transportava, se eles tinham alguma inimizade etc.
 
Carlos Weis, da Defensoria Pública, garantiu que a instituição vai prestar assessoria jurídica às famílias junto às autoridades competentes. O secretário-geral do Conselho de Defesa da Pessoa Humana, Carlos Gilberto Pereira, também assegurou a solidariedade da entidade.
 
O Presidente da Comissão, vereador Ítalo Cardoso (PT) anunciou que os vereadores vão se reunir muito em breve no 25º DP para acompnahar o caso. Jovens da comunidade do Jardim Norberto comparecerão à reunião, portando cartazes pedindo providências.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
DHS
Procedimento de apuração de desaparecimento cabe à Polícia Civil e não à Polícia Militar
Juvenal Pereira
Quito Formiga
Polícia Civil precisa ter mais iniciativa, opinou vereador Quito Formiga
Juvenal Pereira
DHs
Vereadores vão realizar diligência ao 25º DP para apoiar os familiares dos jovens

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar