O debate sobre os Planos Regionais, etapa seguinte ao Plano Diretor Estratégico, será a prioridade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano em 2015. A pasta contará com um orçamento de R$ 880 milhões para o próximo ano.
“A nossa principal tarefa é a continuidade do marco regulatório de política urbana do município. Queremos fazer essa revisão participativa e iniciar os debates dos Planos Regionais nas subprefeituras”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, em audiência realizada na Câmara Municipal de São Paulo no dia 30/10.
Alguns bairros da capital fizeram o seu Plano de Bairro visando atender às normas do Plano Regional e apresentar demandas extras. É o caso da Vila Madalena. Bairro boêmio e com rica vida cultural, a Vila Madá, como é carinhosamente chamada pelos paulistanos, tem vivido nas últimas décadas um processo comum em toda a cidade: a verticalização acentuada, movida pelo boom imobiliário vivido pela cidade nos últimos anos.
Algumas consequências desse processo são o crescimento do trânsito e a diminuição das áreas verdes. Para mudar esse panorama, o plano de bairro em discussão traz propostas para valorizar o pedestre, em detrimento dos automóveis, e adequar o transporte público às ruas estreitas do bairro.