A Câmara Municipal de São Paulo convocou a Tribuna Livre para esta quinta-feira (29/10). Cada parlamentar inscrito para discursar pôde usar a tribuna do Plenário 1° de Maio ou do sistema virtual do Legislativo paulistano por cinco minutos, para debater temas de interesse social.
Desigualdade social
O primeiro discurso da tarde destacou o Mapa da Desigualdade 2020, lançado na manhã de hoje pela Rede Nossa São Paulo. A manifestação ressaltou a importância de debater medidas para promover maior igualdade entre a população paulistana. Diante do cenário apresentado pela pesquisa, foi defendida a Renda Básica de Cidadania.
Zona Sul da capital
Por meio de vídeo chamada, o segundo discurso da Tribuna Livre foi feito às margens do Córrego do Diniz, Zona Sul da capital paulista. Foram cobradas obras de contenção para o local, com a finalidade de proteger os moradores vizinhos do local.
Meio ambiente
Outro tema chamou a atenção para a preservação do meio ambiente. A proteção das áreas verdes, a destinação correta do lixo e o reaproveitamento da água das chuvas foram alguns exemplos citados para a construção de cidades sustentáveis. As medidas de conservação, de acordo com o posicionamento, serão essenciais para garantir melhor qualidade de vida, em especial para a população das grandes metrópoles.
PIU Vila Leopoldina
O PL (Projeto de Lei) 428 /2019, do Executivo, que estabelece diretrizes e estratégias para a implantação do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Vila Leopoldina – Villa Lobos, Zona Oeste da capital, foi mencionado na Tribuna Livre. O discurso defendeu a apreciação do projeto em Plenário.
Educação
Sobre a educação municipal, o autor do discurso disse que tem percorrido unidades educacionais na capital paulista para verificar o prazo de validade dos alimentos.
Âmbito federal
Vereadores debateram ainda questões relacionadas ao governo federal. Entre os destaques, parlamentares criticaram a indicação para privatizar o SUS (Sistema Único de Saúde). O Decreto que autorizava o Ministério da Economia a viabilizar um estudo de privatização foi revogado pelo presidente da República.
Também foram cobradas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
A íntegra da Tribuna Livre está disponível neste link.