A Câmara Municipal de São Paulo concedeu, na noite desta segunda-feira (18/3), o Título de Cidadão Paulistano ao professor Cláudio Marques da Silva Neto, que há 34 anos dedica sua vida à educação pública. A iniciativa foi do vereador Hélio Rodrigues (PT).
“O professor Cláudio demonstrou, ao longo desses anos, uma competência primeiro de ouvir e dialogar com a comunidade, dialogar com os alunos, com os pais, e sempre propor saídas extremamente criativas. Homenagear o professor Cláudio hoje é fazer uma justa homenagem a um grande profissional da educação, que pôde doar todo seu conhecimento, toda sua experiência para poder levar àquela comunidade de alta vulnerabilidade um futuro extremamente importante para aquelas crianças”, afirmou o parlamentar.
O homenageado nasceu em 1968 na cidade de Caculé (BA) e está na capital paulista desde 1989. No ano seguinte, iniciou sua carreira no magistério. Cláudio tem grande reconhecimento por sua atuação como diretor na EMEF Espaço de Bitita, na região central da cidade, com os alunos em situação de vulnerabilidade social, a inclusão de estudantes imigrantes e transexuais, e a implantação da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“É um sentimento de muito orgulho, é um privilégio esse reconhecimento da cidade de São Paulo. Ser reconhecido como cidadão paulistano, alguém que vem do nordeste brasileiro para São Paulo, como muitos vêm, e pelo seu trabalho, ter esse reconhecimento é uma coisa fenomenal, fantástica. Estou muito orgulhoso, muito feliz por este momento”, destacou o homenageado.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e autoridades. Veja a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP