Profissionais de destaque da gastronomia e da hotelaria paulistana foram homenageados em uma sessão solene realizada nesta segunda-feira (16/11), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa da solenidade foi do vereador Netinho de Paula (PDT).
Os chefes de cozinha, professores, empresários e empreendedores foram condecorados com a Medalha Oficial da Gastronomia Nacional e com a Medalha Cruz do Mérito Empreendedor Presidente Juscelino Kubitschek, oferecidos pela Soberana Ordem do Mérito da Gastronomia.
Entre os homenageados estava a culinarista e apresentadora de televisão Palmirinha Onofre, que é madrinha do evento. Ela ressaltou o bom momento de ascensão da cultura gastronômica em todo país. “A gastronomia virou atração de destaque. A gente não assiste mais nem novela para poder assistir gastronomia, com esses chefes de cozinha maravilhosos. Então é um prazer muito grande para a vovó aqui, com 84 anos, poder estar trabalhando e vendo esses jovens seguindo essa carreira maravilhosamente”, disse.
Já o padrinho do evento, o chefe de cozinha e empresário Olivier Anquier ressaltou que o sucesso da cultura gastronômica em São Paulo vem da receptividade que o brasileiro tem por novas culturas. “São Paulo é um satélite para o país e toda America do Sul. Uma cidade gigantesca que continua com seu papel de apresentação das evoluções gastronômicas. Isso vem do brasileiro ser tão aberto à diversidade, ter essa curiosidade e toda capacidade e acessibilidade para sentir e avaliar o que é bom, surpreendente e diferente com propriedade”, destacou.
O vereador Netinho falou sobre o futuro da gastronomia na cidade. “As pessoas vem à cidade para conhecer a gastronomia, nós temos em São Paulo serviços de altíssima qualidade para atender as pessoas. Já sabemos o que há de melhor que a capital conseguiu concentrar e nos próximos anos os food trucks chegarão às preferirias. Agora, nosso grande desafio é levar toda a qualidade e alto desempenho para as periferias”, ressaltou.