Criada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de pele, que a cada ano atinge cerca de 185 mil brasileiros, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer.
Do total estimado, mais de 8 mil casos serão do tipo melanoma, que é mais grave, e mais de 176 mil serão do tipo não melanoma, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Nos dois tipos, as mulheres são mais afetadas do que os homens, principalmente quando são brancas e com mais de 40 anos de idade.
Em 2021, a campanha propõe que os cuidados com a Covid-19 estejam alinhados aos cuidados com a fotoproteção. “Nos alertas, a SBD deixa claro que o atual momento pede que junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros cultivem as práticas de fotoproteção. Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à Covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade”, diz o texto de divulgação da SBD.
A mensagem central da edição deste ano da campanha é “adicione mais fator de proteção ao seu verão”.
Prevenção
A melhor forma de prevenir o câncer de pele é evitando a exposição excessiva ao sol e protegendo a pele dos efeitos da radiação UV. Essa proteção deve ser feita por pessoas de todos os tons de pele e de todas as idades, mas os grupos de atenção são pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos, olhos claros e com histórico de câncer de pele na família.
Outras medidas de proteção são:
- Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;
- Cobrir áreas expostas com roupas apropriadas;
- Evitar a exposição solar em horários com mais incidência de raios UV (entre 10 e 16 horas);
- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;
- Usar filtros solares diariamente e com reaplicações frequentes.