pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita é comemorado na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

10 de junho de 2015 - 21:29

Categorias

Sessão solene comemorou o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita na Câmara
Foto: André Bueno / CMSP

O Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita foi comemorado nesta quarta-feira (10/6) na Câmara Municipal, uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Cardiopatia congênita é a doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração desde o nascimento, mesmo que descoberta mais tarde. Essa data é lembrada no dia 12 de Junho, em São Paulo, desde 2011, e deve ser oficializada nacionalmente através do Projeto de Lei (PL) 3367/2012 , que tramita no Congresso Nacional.

Nascem em torno de 28 mil crianças com alguma má formação cardiovascular por ano. De cada cem crianças nascidas, uma é diagnosticada, segundo dados da AACC (Associação de Assistência a Criança Cardiopata – Pequenos Corações).

Para a presidente da AACC, Márcia Adriana Saia Rebordões, é imprescindível que os pais sejam conscientizados da importância de diagnosticar e tratar as doenças logo cedo. “Há cinco anos nós lutamos em busca da conscientização e de políticas públicas que auxiliem o diagnóstico das doenças cardíacas. Desde 2014 conseguimos que o teste do “coraçãozinho” seja incluído na rotina de exames neonatais. Com isso o bebê recebe tratamento imediato, o que tem salvo muitas vidas”, afirmou.

Foram entregues Salvas de Prata em homenagem ao Instituto Dante Pazzanese, Instituto do Coração, Hospital do Coração e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo trabalho de atendimento aos pacientes cardiovasculares, inclusive para a rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

“São entidades onde existem médicos dedicados e pessoas que colaboram muito para que a saúde seja melhor. Então essa ação que tem sido feita junto a AACC – Pequenos Corações é um belíssimo trabalho de pessoas dedicadas. Tem salvo e melhorado a vida de milhares de crianças, por isso merecem essa homenagem”, afirmou o vereador Eliseu Gabriel.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar