Em comemoração ao dia 22 de Abril, Dia do Descobrimento do Brasil, e também da Comunidade Luso Brasileira, foi realizada na noite desta quarta-feira (13/4) uma sessão solene na Câmara Municipal que reuniu as principais autoridades e representantes da comunidade lusitana no país. A iniciativa foi do vereador Toninho Paiva (PR).
O Dia da Comunidade Luso-Brasileira foi instituído pela Lei nº 5.720/67. A data, além de lembrar a chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras, há 416 anos, tem como objetivo fortalecer os laços de união entre portugueses e brasileiros.
“Eu costumo dizer que a amizade luso-brasileira é um jardim, e nós precisamos sempre regá-lo para fortalecer esta amizade. Eventos como este fortalecem e ajudam a integrar tanto o Brasil quanto Portugal, além das comunidades como Arouca, Poveiros, Ilha da Madeira e Açores, que são ícones da nossa comunidade e se fortalecem automaticamente”, destacou o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva.
A solenidade homenageou alguns dos principais agentes da cultura portuguesa. “Hoje é uma festa de vários segmentos com uma importância maior, porque recebemos aqui em São Paulo, pela primeira vez, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que veio comemorar com as comunidades luso-brasileiras. Então, é motivo de alegria para nós, brasileiros, reconhecermos o que os portugueses fizeram aqui nesse país, com sua cultura, gastronomia e religiosidade”, ressaltou o vereador Paiva.
A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Antonio Donato (PT), e contou com a presença do vereador Paulo Fiorilo (PT), do secretario municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, do Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço e do embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Ribeiro Telles.