O Dia Mundial do Hoteleiro, comemorado em 9 de novembro, foi lembrado durante reunião ordinária desta terça-feira (9/11) da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo.
A data homenageia toda a classe de trabalhadores que prestam diversos tipos de serviços aos hóspedes da rede hoteleira. O presidente do colegiado, vereador Rodrigo Goulart (PSD) elogiou o trabalho desta classe de trabalhadores que são especialistas em produzir boas experiências aos hóspedes. “Não importa quantas estrelas ou a categoria do hotel, o que importa é como este profissional recebe bem as pessoas, como se elas estivessem em família ou em suas próprias casas”, comentou Goulart.
O vice-presidente da Comissão, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), lembrou dos desafios vividos pelos trabalhadores durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. “Eu gostaria de prestar minha homenagem a esses importantes profissionais da rede hoteleira que são fundamentais para o turismo na cidade de São Paulo. Esses trabalhadores lutaram durante a pandemia para que a retomada que estamos vivendo fosse realmente possível”, disse o parlamentar.
“Eu também quero cumprimentar esse pessoal que sofreu um bocado durante esse momento da pandemia. A hotelaria foi um dos setores mais afetados, mas a gente percebe que está em um crescente durante essa retomada”, completou a vereadora Sandra Santana (PSDB), outra integrante do colegiado.
Representando a ABIH (Associação Brasileira Indústria Hotéis), Antonio Reinales também lembrou das dificuldades durante a pandemia. “Apesar das dificuldades que passamos durante os últimos dois anos, a hotelaria sempre foi um segmento que faz parte do Turismo. A gente também depende das feiras e eventos da cidade, que faz a ocupação hoteleira ser bastante positiva, e lutamos para que isso aconteça”.
Guias Turísticos
A visão do guia de turismo na cidade de São Paulo e as perspectivas sobre os cenários, atual e futuro, foi outro tema debatido durante a reunião. Os vereadores ouviram diversos profissionais para que a Comissão contribua para melhoria de performance do segmento na capital.
De acordo com Adriana Gradim, presidente do Sindegtur (Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo), muitos guias se reinventaram durante a pandemia de Covid-19. “Alguns buscaram alternativas de tours virtuais, outros voltaram às suas atividades antecedentes e outros sobreviveram de acordo com as possibilidades financeiras que possuíam”, observou Adriana.
Guia de turismo estrangeiro que atua na cidade de São Paulo, Giuliano Orlando pontuou sobre os diversos problemas enfrentados pela classe. “Existe uma questão de a capital querer ou não, enxergar o turismo como motor de desenvolvimento social, antes mesmo de ser um motor de desenvolvimento econômico. A gente deveria entender o Turismo até como uma solução para os problemas de um Centro Histórico, por exemplo que está em estado de abandono”, exemplificou o guia.
O vereador Marcelo Messias (MDB) também esteve presente à reunião. Clique aqui e assista a íntegra da reunião da Comissão de Turismo.