O Dia do Motociclista foi comemorado em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (1/8), no Plenário 1º de Maio da Câmara municipal. A iniciativa da solenidade foi do vereador Toninho Paiva (PR), que homenageou motociclistas, associações e admiradores.
A data surgiu para celebrar a chamada “cultura da motocicleta”. O dia 27 de julho foi escolhido em homenagem ao motociclista e mecânico Marcus Bernardi, morto em 1974, considerado uma referência entre os amantes da modalidade.
Durante o evento, motociclistas e associações foram condecorados com o Troféu Marco da Paz, que além de celebrar a data reconhece ações de solidariedade promovidas pelos coletivos. As associações de motociclistas realizam campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, materiais hospitalares e brinquedos, que são doados a instituições de caridade.
“Só o fato de poder ajudar quem está precisando já nos eleva, não precisamos ser reconhecidos por isso, mas receber o Marco da Paz é uma coisa gigante e não imaginávamos receber esta honraria tão representativa”, ressaltou o diretor do Grupo de Motos Bodes do Asfalta, Arnaldo Debiagi Junior, que comemora 13 anos de fundação do grupo.
O grupo Motociclista do Bem foi homenageado pelo projeto Você Merece, que premia motociclistas por suas boas condutas de trânsito. “É um trabalho voluntário que traz o bom motociclista à cidade. Procuramos o bom motociclista para provar que a moto é um excelente meio de transporte e o que traz o risco são as más atitudes. É a realização de um sonho ter esse reconhecimento”, destacou Celso Mirando, idealizador do projeto.
“Este já é o quarto ano que homenageamos os motociclistas com muito carinho. Trazemos este segmento da sociedade, que além do divertimento e do lazer, ajudam nossa cidade a encarar seus problemas, exercendo a solidariedade”, disse o vereador Toninho Paiva (PR).