Sonia Mele / CMSP
A Câmara realizou nesta segunda (26/8) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado. O evento, proposto pelo vereador Coronel Camilo (PSD), homenageou diversos militares, tanto da Polícia quanto do Exército.
Segundo Camilo, o objetivo da sessão foi reconhecer o trabalho desses profissionais que muitas vezes não são tão valorizados quanto deveriam pela sociedade. Nós quisemos homenagear os soldados brasileiros de uma maneira geral na figura de alguns policiais militares, declarou o parlamentar.
Um dos militares condecorados foi o capitão Rogério Toledo, do 20º Batalhão da capital, pela atuação de seu grupamento durante um confronto contra manifestantes no dia 13 de junho deste ano. Na ocasião, os policiais foram duramente atacados por um grupo de pessoas. Eles danificaram diversas viaturas do trânsito e acabaram cercando um pelotão que estava próximo, relembra Toledo. Nós ficamos de 10 a 15 minutos cercados, com muitas pedras sendo arremessadas em nossa direção. Foi complicado.
Também presente ao evento, o vereador Coronel Telhada (PSDB) ressaltou em seu discurso que o objetivo de todas as organizações militares não é fazer a guerra ou incitar a violência, pelo contrário. Nós, soldados, somos os que mais sofremos com a violência. E por isso somos os que mais amamos a paz, declarou.
Representando o Exército, o comandante regional do Sudeste, general Adhemar Machado Filho, endossou o discurso do parlamentar lembrando que boa parte das atividades da tropa não tem caráter bélico.
O Exército hoje está nas fronteiras, está construindo estradas neste país, aeroportos, fazendo a integração do Rio São Francisco, formando recursos humanos. Essa homenagem é um reconhecimento a uma instituição que tem feito muito pelo Brasil, afirmou.
(26/08/2013 20h33)