O Dia do Y’s Men’s Club foi comemorado na Câmara Municipal de São Paulo em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (16/8), por iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR). A solenidade homenageou executivos e voluntários da associação.
A Associação Internacional Y’s Men’s Club, ou YMCA (Young Men’s Christian Association), foi criada em 1922, em Ohio, Estados Unidos, como um movimento de voluntários das Associações Cristãs de Moços (ACMs) para prestar assistência social aos necessitados. O movimento se espalhou por vários países, chegando ao Brasil em 1957.
Atualmente conta com cerca de 1.500 clubes, com um total de 28.755 voluntários em todo o mundo. YMCA tem no Brasil 18 clubes de voluntariado engajados em programas sociais que atendem centenas de crianças, adolescentes e adultos.
O vereador Toninho Paiva, autor da lei que instituiu o Dia do Y’s Men’s Club na cidade de São Paulo, ressaltou que o trabalho da entidade é um exemplo de cidadania. “Como membros dessa sociedade, pessoas que tem uma condição de vida bem elevada se dedicam a amparar pessoas. Isso mostra sua solidariedade e o amor que têm ao próximo”, afirmou.
“É uma honra muito grande sermos homenageados através de um clube de serviço da ACM. Quando a gente vem até a Câmara Municipal de São Paulo, que sem sombra de dúvidas é o poder Legislativo maior do Brasil, e quando ela reconhece a figura da ACM e do Y’s Men’s, está reconhecendo uma população muito grande de pessoas voltadas ao cristianismo e também às comunidades carentes existentes na nossa região”, destacou o presidente da ACM, José Antônio Figueiredo.
Para Georgina Benevides, diretora Região Brasil da YMCA, celebrar a data homenageando os voluntários e executivos do movimento representa o reconhecimento à dedicação ao próximo. “É um momento de muita alegria, porque a gente percebe que a Câmara Municipal e que a cidade está reconhecendo nosso trabalho, que é um trabalho voluntário de pessoas que se dedicam com muito carinho, proporcionando vidas melhores para muitas pessoas”, disse.