O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado em 1° de dezembro, data que foi instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com o objetivo de conscientizar a população e autoridades de que o assunto é tema de saúde pública global.
No Brasil, a data serviu também como inspiração para a criação da Campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei federal n° 13.504, de 07 de novembro de 2017, que conscientiza a população sobre o que é o vírus, formas de prevenção e tratamento.
O que é a Aids?
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). O vírus atinge o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os linfócitos TCD4 + são as células mais afetadas e o vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula, multiplicando a si mesmo. Depois de multiplicar, ele rompe os linfócitos, procurando outros para continuar a infecção.
Movimento Paulistano de Luta contra a Aids
Na próxima sexta-feira (3/12), às 10h, será realizada a Reunião da Frente Parlamentar da MOPAIDS (Movimento Paulistano de Luta contra a Aids), no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Mais tarde, às 14h, será realizado o Prêmio José Araújo Lima Filho do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids, no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, solicitado pelo vereador Celso Giannazi (PSOL). A premiação homenageia ativistas e organizações que lutam para melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem com HIV/Aids, pelos direitos e por políticas públicas em IST/Aids.