pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Dia Mundial do Turismo e retomada do setor na capital são discutidos pela Comissão de Turismo

Por: DANIEL MONTEIRO - HOME OFFICE

5 de outubro de 2021 - 15:14

O Dia Mundial do Turismo, celebrado no último dia 27 de setembro, foi tema da reunião desta terça-feira (5/10) da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo, que também abordou a retomada das atividades do setor na capital paulista.

Na abertura da reunião, o vice-presidente do colegiado, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), explicou que o Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela OMT (Organização Mundial do Turismo), braço especializado da ONU (Organização das Nações Unidas). Sua celebração teve início no ano de 1980 e o dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do estatuto da OMT, que se deu 10 anos antes, em 27 de setembro de 1970.

Ainda segundo o vereador, a decisão foi tomada no âmbito da 3ª Reunião da Assembleia Geral da ONU, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a Organização das Nações Unidas, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades do setor, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo do hemisfério norte e o início da alta temporada de turismo no hemisfério sul.

“Então, sem dúvida, é importante que celebremos esta data, que ressalta o valor dessa atividade em todos os seus aspectos, sejam eles econômicos, culturais ou sociais. Ademais, sabemos que o turismo está ligado à promoção do desenvolvimento sustentável,  pauta das mais importantes para as futuras gerações”, argumentou Pereira.

Logo após, a coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Michele Vicente, exaltou a importância do segmento para a economia da capital e destacou algumas ações da pasta em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. “O turismo representa uma boa quantidade de arrecadação para o município, principalmente em arrecadação de impostos. E, na comemoração da Semana do Turismo, na semana passada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou algumas ações. Uma delas foi o lançamento do plano do Polo da Cantareira e também a realização de demonstrativos de algumas pesquisas do setor”, ressaltou.

Um dado destacado é que, em comparação aos meses de junho e julho de 2020, o mês de agosto deste ano registrou aumento de 40% nas atividades, fruto das medidas de flexibilização implementadas na cidade. “É uma resposta bem positiva do setor. A gente sabe que, provavelmente após todos os eventos testes, vão ser instaurados novos procedimentos e protocolos para os próximos eventos até que a pandemia acabe. Mas é uma resposta positiva que o setor está dando referente a essa flexibilização”, completou Vicente.

Gerente de pesquisa do Observatório de Turismo da SPTuris (São Paulo Turismo), Mansur Bassit também comentou os esforços do município para a retomada das atividades. “Acho que São Paulo está pronta já para essa retomada. Teremos no mês que vem o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que é um grande evento onde estamos esperando 100 mil pessoas de público, com toda a segurança. Realmente vai ser um teste esse grande evento para São Paulo. O prefeito, hoje, já falou sobre o Carnaval, sobre o carnaval de rua. Eu acho que agora temos que unir esforços e todos juntos trabalharmos para que essa retomada realmente mostre a importância do setor de eventos, a importância do setor de turismo, a importância desse empenho entre o Executivo e o trade turístico, para mostrar como São Paulo tem um potencial não só arrecadação de impostos, não só de geração de empregos, mas também de mostrar como o turismo é importante para a sanidade mental das pessoas, para a sociabilidade das pessoas”, salientou Bassit.

Manifestações

Presidente executivo do Sindiprom-SP (Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo), Armando A. P. Campos Mello falou sobre a expectativa em torno da retomada do setor de turismo e eventos. “Até o fim do ano, nós teremos cerca de 90 congressos e feiras na cidade de São Paulo, mostrando que o setor está de volta. A atividade, que ficou parada por um ano e meio, está retomando, com muitas dificuldades, com muitos problemas de ordem de pessoal, na mão de obra. Mas acabamos também de receber um apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), para que a gente possa fazer a movimentação das cargas pela cidade”, disse.

“Agradecer o apoio que foi decisivo da Câmara Municipal, e da presença dos senhores vereadores nessa luta de um ano e meio pelo reinício de atividade, e desejar a todos sucesso nesses praticamente 100 eventos que vão acontecer ainda este ano na cidade e que a gente tenha, em 2022, um ano repleto de bons negócios”, agradeceu Campos Mello.

Na mesma linha se manifestou Elenice Zaparoli, diretora de eventos da São Paulo Convention & Visitors Bureau. “Como sempre, as palavras do Armando eu acabo endossando, porque ele fala sempre em nome de todos nós e sempre muito pertinentes as considerações dele. Então, nós temos muito a agradecer todo o apoio nessa retomada. E agora,  todo o nosso empenho na divulgação, na participação dos eventos que nós temos e também para o próximo ano”, afirmou Zaparoli.

Roberto Silva, representante do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, foi outro participante da reunião a festejar a retomada das atividades. “Estamos felizes com a retomada. Já sentimos a demanda crescente aqui na natureza, vários empreendimentos já com reservas no final do ano de 100%, as nossas cachoeiras, em dia de sol, com lotação máxima. Então, estamos muito felizes”, sublinhou Silva.

Já o vice-presidente da ABIH SP (Associação da Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), Antonio Reinales, abordou os problemas provocados pela pandemia e agradeceu o apoio da Câmara. “Eu acho que o setor de turismo, em geral, vem passando por causa desse problema da pandemia por uma situação muito difícil. E nós da hotelaria realmente passamos por uma situação com as ocupações muito baixas, muitos hotéis fechando. E nós somos um gerador de emprego e um gerador de renda para a cidade muito importante. Eu acho que a importância dessa Comissão é de ver a área de turismo como uma área muito importante”, comentou Reinales.

Demanda

Representante da Associação de Moradores da Ilha do Bororé, Robson Marcio Silveira fez um relato sobre como a comunidade local apoiou e se mobilizou para reformar um prédio da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), o que viabilizou a instalação de uma base da Guarda Civil Metropolitana Ambiental na região. Contudo, ele afirmou que, em fevereiro, a administração municipal enviou ofício à associação e aos moradores sobre a intenção de fechar a base.

Após isso, ele alegou que a base continua operando, mas de maneira precária, e pediu que os vereadores interviessem na situação. “Fora todos esses problemas, a base ainda está numa insegurança, vamos dizer assim, de que se ela vai ficar ou não. Por que? Porque a EMAE vem cobrando, já há mais de um ano, a renovação do convênio que foi feito para ceder o imóvel e, até agora, a Guarda Civil ou a Prefeitura de São Paulo não renovou esse convênio. E como eu disse, a atual secretária [de Segurança Urbana] não tem a intenção de renovar, o que traz grande preocupação, muita frustração e será uma perda enorme ao Polo de Turismo, à APA (Área de Proteção Ambiental) Bororé, que sofre com crimes ambientais diariamente. Então, eu queria que, na medida do possível, os nobres vereadores, caso queiram, já se comprometam em discutir isso, levar isso adiante e abraçar essa pauta, que é urgente”, pleiteou Silveira.

A reunião desta terça-feira (cuja íntegra pode ser vista neste link) foi conduzida pelo vice-presidente da Comissão de Turismo, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). Participaram os vereadores Marcelo Messias (MDB) e Sandra Santana (PSDB).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar