O Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, tem como objetivo lembrar a importância das vacinas na proteção de doenças imunopreveníveis. As campanhas de vacinação foram efetivas no Brasil e no mundo, com as vacinas, doenças como varíola e poliomielite foram erradicadas no país.
As vacinas também diminuíram consideravelmente outras doenças, como caxumba, gripe, rubéola, sarampo e tétano. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos mais completos do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos para a população.
Campanha de Covid-19
No Estado de São Paulo, adolescentes de 12 a 17 anos, já estão elegíveis para tomar a terceira dose de reforço. É necessário esperar o período de 4 meses após a segunda dose.
A partir de 6 de junho, pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde estão elegíveis para tomar a quarta dose da vacina, considerando também o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, até 6 de junho, 87,93% da população de São Paulo está com esquema vacinal completo. É possível acompanhar o Vacinômetro e mais informações no site Vacina Já.
Vacinação na cidade de São Paulo
Atualmente, a Prefeitura de São Paulo realiza três campanhas de vacinação, sendo estas, a campanha de vacinação contra Covid-19, a campanha de vacinação contra influenza (vírus da gripe) e a campanha de vacinação contra o sarampo.
As vacinas são aplicadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já nos finais de semana e feriados, as vacinas são aplicadas nas UBSs integradas e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), clique neste link para ter acesso aos endereços.
Os paulistanos também podem acompanhar o cronograma de vacinação, endereços e mais informações no aplicativo ou site E-SaúdeSP.