O coordenador do Portal da Câmara Municipal de São Paulo, Flavio Munhoz, defendeu nesta terça-feira (18/3)- durante o Ciclo de Debates em Comunicação a necessidade de o poder público estar inserido nas redes sociais para manter o contato com a população. Atualmente, o Legislativo paulistano utiliza as plataformas do Facebook, Youtube, Soundcloud, Twitter e ainda disponibiliza um aplicativo móvel para Android e iOS para informar os cidadãos sobre as atividades que são realizadas no Palácio Anchieta.
De acordo com Munhoz, o Facebook, atualmente, é o principal meio de diálogo entre as redes sociais. Ele ressaltou também a importância de se ter um conteúdo de qualidade para atrair os leitores. Fizemos algumas mudanças no ano passado e percebemos que o número de pessoas que curtem e interagem com a nossa página aumentou. Além de publicarmos um conteúdo bem elaborado e que interesse à população, passamos a utilizar ilustrações, artes gráficas, infográficos, que são fundamentais para a pessoa entender os temas políticos, revelou.
No início de 2013, menos de 3 mil pessoas interagiam com o Facebook da Câmara. Com esses ajustes, em menos de um ano, o número triplicou, saltou para cerca de 10 mil fãs, ressaltou. A nossa mídia é muito segmentada e sabemos que a maioria dos nossos seguidores é formador de opinião e acaba replicando o que publicamos, disse Munhoz.
Mas apenas o fato de o poder público estar inserido nas redes sociais não garante a proximidade com a população. Para Munhoz, é necessário estabelecer a discussão. Algumas instituições usam esses espaços apenas para divulgação. Nós nunca tivemos medo de dialogar com a comunidade e isso foi estabelecido também por meio das redes sociais. Dialogamos com quem se manifesta, disse.
As redes sociais utilizadas pelo legislativo paulistano somam-se aos outros meios de comunicação da Casa, como o Portal da Câmara, a Web Rádio Câmara São Paulo e a TV Câmara.
(18/3/2014 – 13h15)