Renattodsousa / CMSP
Na tarde desta quinta-feira (8/5), pouco antes de visitar as obras da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, a presidente Dilma Rousseff e o prefeito Fernando Haddad se reuniram com representantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) para debater o destino da ocupação Copa do Povo, localizada a 3 km do estádio.
A ocupação foi formada no início do mês em um terreno particular de 155 mil metros quadrados nas imediações do Parque do Carmo e já conta com mais de mil famílias instaladas, segundo informações do MTST.
Após o encontro, já na Arena Corinthians, Haddad qualificou a conversa como promissora. Estamos em diálogo com o movimento e também com os proprietários, que têm seus direitos, declarou o prefeito a jornalistas. Dilma Roussef não falou com a imprensa.
Haddad, que havia declarado anteriormente a possibilidade de desapropriar o local para assentar as famílias, disse que o assunto não foi abordado no encontro. A agenda deles com a presidenta não versou sobre o tema do terreno. Versou sobre o Minha Casa Minha Vida em geral.
A presidente e o prefeito vistoriaram as obras do estádio, que receberá a abertura da Copa do Mundo, no dia 12/6. O primeiro jogo oficial acontecerá no próximo dia 17/5, quando o Corinthians enfrentará o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro.
O prefeito garantiu que, apesar do atraso, a arena e as obras viárias do entorno estarão prontas a tempo para a partida. Elas [as obras] não podem ser terminadas essa semana por causa do término do acesso ao estacionamento. Então, a partir da semana que vem, todo o viário será liberado, como nós liberamos os túneis já, o governador Alckmin e eu.
Representante da Câmara no evento, a vereadora Juliana Cardoso (PT) acredita que a obra está bem encaminhada, com apenas alguns detalhes para serem finalizados. “Os banheiros ainda estão sem espelho, ainda falta o mobiliário e algumas outras coisas. Mas vai dar tempo.”, afirmou a petista. (da Redação)
(08/05/2014 – 18h02 – atualizada 19h06)