O Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pelas Nações Unidas (ONU), em 2008. O documento ganhou status de emenda constitucional e foi um exemplo de democracia e valorização da aliança entre governo e sociedade na busca pela garantia dos Direitos Humanos.
No entanto, o país ainda está longe de merecer o reconhecimento internacional pela criação de políticas públicas que funcionem efetivamente na prática, apesar dos avanços nos últimos anos.
O tema será debatido nesta terça-feira (22/8) na Câmara Municipal de São Paulo. No evento, especialistas vão discutir questões como: os desafios para a independência, conquistas e avanços necessários, inclusão social, acessibilidade no mundo corporativo e políticas públicas para pessoa com deficiência.
A iniciativa do encontro é do vereador André Santos (PRB). “É de extrema importância que tenhamos uma preocupação genuína com as questões de mobilidade e inclusão, principalmente das pessoas com deficiência que são as que enfrentam maiores dificuldades. A cidade precisa estar pronta para facilitar a mobilidade e a integração dessas pessoas”, disse.
Além do debate, também será realizada uma simulação, nos corredores da Câmara, com cadeiras de rodas e fitas de pano. Durante a atividade, os olhos dos participantes serão vendados. A ideia é fazer com que eles sintam na pele um pouco das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente.
Serviço
Os Desafios da Acessibilidade e da Inclusão Social na Cidade de São Paulo
Data: Terça-feira, 22 de agosto
Horário: 18h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia (1º andar), Viaduto Jacarei, nº 100 – Bela Vista, São Paulo – SP