Na reunião desta quinta-feira (14/12), a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia recebeu a diretora de turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Victoria de Paula Magalhães, que apresentou um panorama das ações realizadas pela pasta em 2023.
A diretora iniciou a fala explicando que a secretaria tem pouco mais de um ano e realizou nesse tempo cerca de 3.300 eventos. Já sobre os programas executados, ela destacou o Vai de Roteiro, que conta com 16 roteiros guiados gratuitos em diversos pontos do município de São Paulo.
“São Paulo era muito conhecida pelo turismo de negócio e quando foi restituída a secretaria de turismo começamos a trabalhar com todos os pontos do setor. A entrega que fizemos em aproximadamente um ano de existência da entidade foi com excelência e levamos política pública, ações e projetos que se tornaram case na cidade, em especial o Vai de Roteiro que é uma forma de redescobrirmos a capital paulista. Em suma, nossas ações não são feitas somente para o turista, mas também para o munícipe que ocupa a cidade”, explicou.
A diretora de turismo também destacou outros projetos que foram realizados pela pasta, entre eles:
– Turismo de Aventura – Realiza atividades esportivas, físicas e sensoriais recreativas nos CEUs (Centro de Educação Unificada) gratuitamente para pessoas de três anos até idosos, inclusive pessoa com deficiência;
– City Tour – Leva alunos da rede municipal de ensino para fazer turismo na região central da cidade;
– Apoio ao turista – Programa formado por guias turísticos que ficam próximos aos eventos da capital dando suporte aos turistas;
– Promoção do Município – Ações de estímulo à comercialização de São Paulo como destino turístico brasileiro.
“Todos os trabalhos são resultados dos esforços da gestão e temos um secretário que é engajado na causa do turismo e um prefeito que apoiador e por isso não teria outro resultado que não fosse o melhor”, ressaltou a diretora de turismo.
Palestra
Ainda durante a reunião, a Comissão recebeu o professor Celso dos Santos Silva, que realizou uma palestra sobre a gastronomia e hotelaria da cidade de São Paulo. Segundo o professor, o Brasil conta com aproximadamente 10 mil hotéis. Destes, cerca de 975 estão na capital paulista, além de 90 mil bares, restaurantes e similares.
O professor também destacou que o setor está iniciando uma recuperação pós pandemia, que afetou o seguimento e fechou cerca de 30% dos bares e restaurantes e 12% da hotelaria. “Estamos seguindo um processo evolutivo do setor com aumento das redes hoteleiras nacionais e internacionais, além das franquias de alimentação. Agora é o momento de retomada e estamos bem positivos para o próximo ano”, destacou o professor, que ainda explicou que a capital está entre as 10 capitais da hospitalidade do mundo.
Para o vice-presidente da Comissão de Turismo, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) as apresentações realizadas nesta quinta-feira trazem esclarecimentos sobre o setor e as atividades realizadas no município. “Muitas pessoas não têm conhecimento sobre o setor de turismo e gastronomia na capital, um exemplo são os turismos gratuitos apresentados pela Secretaria de Turismo aqui hoje, por isso é importante divulgarmos sempre”, destacou.
Participaram da reunião os vereadores Janaína Lima (MDB), Sandra Santana (PSDB) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS). Para conferir a íntegra dos trabalhos, clique no vídeo abaixo: