pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Edmelson Gonçalves

Sr. Vereadores,
Essa forma de proteção de bocas de lobos já foi utilizado alguns anos atrás.
Não funcionou, pois as ruas estando sujas todos os detritos das ruas irão parar na
grade e logo a entupirá. Em épocas de chuvas constantes, como é o caso do Verão, isso ocasionará alagamento das pistas, uma vez que a água correrá sobre as mesmas sem entrar nos bueiros.
Apresento-lhes uma sugestão que acredito sairá mais barato.
***
Dez Medidas para a questão do lixo na cidade de São Paulo.
Bom Dia !!!
Eu como cidadão paulistano, me vejo na obrigação de apresentar-lhes algumas sugestões para a questão do lixo na cidade, que creio ajudará bastante.
1) Normalmente a coleta de lixo é feita 3 vezes por semana na maioria dos bairros. Devemos adotar o seguinte critério: No meu bairro por exemplo: coletam o lixo às segundas, quartas e sextas-feiras. Podemos coletar o lixo comum, orgânico às segundas e sextas e às quartas-feiras o lixo seletivo, papelões, garrafas plásticas, vidros, latas, móveis velhos etc. Sendo que uma quarta-feira recolheremos lixo seletivo e na outra móveis velhos.
Isso desafogará os lixões e teremos condições de processar uma melhor reciclagem e evitar vermos sofás, armários, pneus e outros apetrechos abandonados em calçadas e dentro de córregos.

2) Padronizar os sacos de lixo com capacidade para 20 kg, proibindo o uso de sacolas de supermercado e similares com essa finalidade, uma vez que as mesmas não suportam o peso dos detritos e muitas vezes rasgam, espalhando lixo para todos os lados, causando com isso uma demora na coleta, porque o coletor fica recolhendo o lixo espalhado.
Por exemplo: Uma família que gera 20 kg de lixo, colocará todo esse lixo em apenas um saco facilitando o trabalho dos coletores.
O que ocorre hoje, é essa carga ser dividida em diversas sacolas fazendo com que os coletores tenham que abaixar diversas vezes no mesmo ponto para coletá-las. Também encontramos, fraldas descartáveis fora dos sacos, que o cidadão coloca pouco antes do serviço de coleta passar, por mera preguiça de desamarrar o saco e colocá-la dentro do mesmo, sacos sem amarar, etc.
Caixas de pizzas, caixas de eletrodomésticos, e similares, todo esse material deverá estar dentro de sacos apropriados para esse fim e esperar o dia da coleta seletiva.
Poderão ver um exemplo clássico do que estou falando, indo até as COHABS ou condomínios de prédio, onde existem lixeiras coletivas. É um amontoado de sacos pequenos misturados com caixas brinquedos velhos e outros materiais, que eu realmente fico com dó dos coletores, sem contar a perda de tempo que isso causa.

3) Criar um sistema de multa para os moradores que não obedecerem as regras, instalando nos caminhões câmeras para fotografar o lixo irregular em frente ao imóvel, assim como ocorre com o sistema que multa os veículos.
Os coletores não apanharão o lixo nas condições irregulares deixando-o em frente ao imóvel, e uma multa será lavrada, no valor de 01 (um) salário mínimo, para que desestimule a continuidade da irregularidade.
No caso dos condomínios, a multa será equivalente ao número de apartamentos do mesmo, 01 (um) slário mínimo para cada apartamento, independente da quantidade de lixo irregular. Isso fará com que cada condômino fiscalize o outro e diminua a quantidade de lixos nas ruas, nas galerias de águas pluviais, côrregos e rios.

4) Todo estabelecimento comercial deverá manter a frente do mesmo sempre limpa, evitando acúmulo de pontas de cigarros, maços de cigarros vazios, embalagens de sorvetes e outros ítens que normalmente vemos em frente a bares e padarias obrigando-os a colocarem lixeiras em frente aos mesmos e cartazes educativos esses serão distribuidos pela prefeitura. O não cumprimento da norma acarretará multa de 01 (um) salário mínimo.

5) Proibir a coleta de entulhos por carroceiros, que apanham o entulho em uma rua e simplesmente jogam no próximo terreno baldio ou córrego. Multa para o dono do entulho 01 (um) salário mínimo.

6) Instalar nos Eco Pontos, recipientes para coletas de óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos em desuso, pois quando temos que descartar esse tipo de material não encontramos um local correto.

7) Instituir multa de 01 (um) salário mínimo para vizinhos que jogam lixo no quintal dos outros. Devidamente comprovado.

8) Multar os pedestres e motoristas que jogam detritos nas ruas e calçadas, como maço de cigarro vazio, embalagem de sorvete, latas de refrigerantes, restos de frutas, etc. Valor da multa 01 (um) salário mínimo.

9) Multar em 01 (um) salário mínimo, os vendedores ambulantes de milho verde, pipoca, churrasco, frutas, etc., que montam as barracas em uma esquina, trabalham por algumas horas e quando saem deixam muita sujeira para traz. Os mesmos terão que recolher todo lixo gerado e levar embora.

10) Criar normas para os criadores de cães, que simplesmente soltam os mesmos para defecar nas calçadas e não limpam os dejetos, tornando a cidade fétida e ainda mais suja e com o risco de disseminar doenças.

Se não tomarmos medidas sérias a situação da cidade tende a piorar e ficará ruim para todos.
Coragem e Boa Sorte !!!

Muito Obrigado !!!

Éder Porto

Essa notícia é nova? Pois os novos vereadores não assumirão os trabalhos em 1º de fevereiro? Qual o sentido de se noticiar isso dessa forma?

Contribuições encerradas.

Dispositivo Boca de Lobo Inteligente poderá ser implantado em São Paulo

Por:   - DA REDAÇÃO

2 de janeiro de 2017 - 08:48

Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram em primeira discussão no Plenário o Projeto de Lei (PL) 586/2015, que dispõe sobre a implantação do dispositivo chamado Boca de Lobo Inteligente nos logradouros do município.

De acordo com o texto do projeto, o dispositivo é uma forma de prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas. A ideia de autoria do vereador Jair Tatto (PT) consiste em um sistema instalado no interior dos bueiros servindo como uma caixa coletora que age como uma peneira, através da grade existente atualmente, permitindo a passagem de água, mas retendo o material sólido.

A proposta continuara em tramitação na Câmara e só deverá ser enviada à sanção do prefeito após ser aprovado em segunda discussão no Plenário.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar